Sem categoria

PCdoB faz primeira reunião do GT de Direitos Humanos

Nesta sexta-feira, 10 de agosto, foi realizada em Brasília reunião do Grupo de Trabalho (GT) constituído para discutir a atuação do PCdoB na frente de Direitos Humanos. A reunião analisou a ação partidária no âmbito institucional e a partir de organizaçõe

As secretarias estaduais de Justiça e Direitos humanos do Pará e Maranhão são dirigidas pelos comunistas Socorro Gomes e Sálvio Dino, respectivamente. A Coordenação de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do Rio Grande do Norte é da responsabilidade do comunista Marcos Dionísio. Estas secretarias desenvolvem amplo leque de atividades, incluindo o combate à tortura, à violência, a luta por melhores condições carcerárias, pela defesa da criança e do adolescente, entre inúmeras outras ações.


 


 


Em várias organizações da sociedade civil,  a militância do PCdoB desenvolve atividades de defesa e promoção dos Direitos Humanos se destacando na luta contra a tortura, a violência, pelo esclarecimento das mortes e desaparecimentos políticos durante o regime militar. Busca também a abertura de todos os arquivos deste período para o resgate da memória do povo brasileiro, como também para auxiliar na localização dos restos mortais dos desaparecidos.
 


 


A constituição desse Grupo de Trabalho viabilizará a realização de Encontros Estaduais de Direitos Humanos do PCdoB, rumo a um Encontro Nacional em dezembro deste ano, quando será definida uma política de ação partidária unificada para esta frente.
 


 


Participaram da reunião Ricardo Abreu, secretário de Movimentos Sociais do PCdoB,  Ana Guedes (BA), Socorro Gomes (PA), Salvio Dino (MA) e Marcos Dionísio (RN).