Sem categoria

Embaixada de Mônaco recebe hoje documentos para extradição de Cacciola

A embaixada de Mônaco em Paris recebe do governo brasileiro nesta segunda-feira (2) os documentos necessários para dar continuidade ao processo de extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Um diplomata do Itamaraty embarcou ontem (1º) para Paris com

Em Mônaco, a decisão em última instância cabe ao Poder Executivo, e não ao Judiciário. Com isso, o processo aguarda a decisão judicial da Corte de Apelação, que depois será confirmada, ou não, pelo soberano, o príncipe Albert. A expectativa, de acordo com o Ministério da Justiça, é de que entre 15 e 30 de novembro o príncipe já tenha a decisão definitiva sobre o assunto.



O ex-banqueiro foi preso no Principado de Mônaco no dia 15 de setembro. Em 2005 Cacciola foi condenado a 13 anos de prisão em regime fechado em processo movido na 6ª Vara Criminal do Rio de Janeiro pelos crimes de peculato e gestão fraudulenta do banco Marka. Os crimes geraram um rombo de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos.



Cacciola chegou a ficar preso, mas foi libertado após um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. O ex-banqueiro usou a dupla cidadania e fugiu para a Itália, onde estava foragido antes da detenção em Mônaco.