Sem categoria

Amorim defende o ingresso da Venezuela ao Mercosul

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esteve em Caracas neste final de semana quando se reuniu com o presidente Hugo Chávez e o chanceler Nicolás Maduro. Além dos temas bilaterais, o encontro também serviu para reforçar o interesse ven

O acordo de adesão do país tramita na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e deverá ser votado no dia 24 de outubro.



Celso Amorim explicou que, “para nós, o ingresso da Venezuela é muito importante, nos ajuda a criar uma vértebra da integração sul-americana, que é importante para o presente e para o futuro. Essa é a nossa visão e sempre deixamos isso claro para o Congresso brasileiro”.



Ele explicou que o Congresso tem autonomia para seguir seus ritos e tomar suas decisões, mas que o governo do presidente Lula confia que deputados e senadores vão tomar uma decisão que é favorável ao Brasil, à integração regional, e também à Venezuela. Amorim confirmou que o Itamaraty trabalha para que o acordo seja aprovado até dezembro nas duas casas do Legislativo.



Cooperação e comércio



Amorim, Maduro e Chávez conversaram também sobre a cooperação energética, cooperação técnica, e o comércio bilateral. O presidente da Petróleos da Venezuela (PDVSA), Rafael Ramírez, participou do encontro.



Segundo Celso Amorim, “falamos da integração sul-americana e da importância de acelerar os trabalhos da União das Nações do Sul (UNASUL), o desejo de chegarmos a um acordo sobre o Banco do Sul”.



Nicolás Maduro explicou que “esta visita permitiu avançarmos numa agenda que vai mais além do Mercosul e nos permite projetar um horizonte amplo do que historicamente deve ser uma relação de cooperação”.



Lula e Chávez



Amorim e Maduro avaliaram os resultados do recente encontro entre os presidentes Lula e Chávez, realizado em Manaus (AM), e os acordos de cooperação nas áreas de agricultura, pesca, saúde, turismo, comércio e economia comum.



Dando continuidade aos entendimentos em relação à cooperação energética, Amorim e Maduro discutiram os planos de criação de duas empresas mistas de petróleo. Uma delas deverá ter sede na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que será construída pelas respectivas estatais. A outra, na região petrolífera do Orinoco.



O presidente venezuelano confirmou que se reunirá novamente com o presidente Lula este mês e em novembro. Um dos temas que serão abordados é a construção de fábricas de medicamentos genéricos e de combate a AIDS. Na reunião que mantiveram em Manaus, Lula e Chávez reiteraram o interesse em ajudar mais a América Latina, especialmente os países vizinhos.



Fonte: www.inforel.com.br