ONU afirma, aquecimento global aumentará migrações

O chefe da Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) Antonio Guterres afirmou que os grandes desastres ambientais aliados pelas freqüentes mudanças climáticas aumentarão o número de pes

Guterres ex-primeiro ministro de Portugal declarou no dia de ontem (1/10) na comissão executiva da ONU. Na oportunidade Guterres convocou todos os países a intensificar seus esforços na tentativa de enfrentar o alto índice de fluxo migratório.


 


A ONU com sede em Genebra e também os órgãos que cuidam da meteorologia e temperatura afirmam que todos os modelos de previsão apontam que de médio a longo prazo as mudanças climáticas dão conta que haverá uma grande desertificação no globo terrestre, culminado com uma série de locais inabitáveis.


 


Outro fator bastante preocupante e que a cada centímetro de elevação dos níveis dos oceanos, haverá mais de um milhão de pessoas desalojadas de suas casas.


 


A ACNUR aponta que até o final do ano passado 32,9 milhões de pessoas de vários países haviam deixado os locais de origem em função de desastres ambientais, guerras, da miséria e também da opressão étnica e política.


 


A ONU afirma ainda que cerca de 10 milhões de pessoas já haviam ultrapassado as fronteiras internacionais sendo consideradas oficialmente refugiadas.


 


Outros dados dão conta que cerca de 13 milhões de pessoas continuam dentro de seus países de origem, sendo considerados, desalojados internos, outros dados ainda afirmam que 5,8 milhões são tidos como pessoas sem pátria, já o restante cerca de quatro milhões de pessoas estão bem próximos de serem repatriadas.


 


De Manaus,
Walter Luiz