Sem categoria

Cuba afasta risco de apagão com produção recorde de energia

Cuba possui atualmente uma capacidade de geração de eletricidade de 3.500 MW, a qual satisfaz a demanda máxima nacional e afasta qualquer possibilidade de escassez nos próximos anos, segundo informou o vice-presidente Carlos Lage.

Em três anos, o país atingiu um potencial de produção de energia de 1.600 MWs, a partir da instalação de baterias de
grupos de motores sincronizados que funcionam com diesel e fuel oil.



De acordo com declarações do vice-presidente, a estratégia da Ilha é produzir outros 1.700 MWs a partir da exploração de geradores de fuel oil, por seus custos atrativos.



“A partir desse patamar, o esforço tem que ser dirigido à busca de mais eficiência na produção e no sistema elétrico do país, assim como poupar combustível, o qual deve ser acompanhado de um controle efetivo  dos recursos”, acrescentou.



Lage lembrou também que, da mesma maneira o novo método cubano cumpre as indicações do presidente Fidel Castro ao ser mais descentralizado e de baixo consumo, além de aproveitar o gás acompanhante da produção petrolífera.



Revolução energética



Há três anos Cuba realiza um processo de reanimação de sua rede elétrica, por meio de um plano nacional denominado Revolução Energética baseado na instalação de grupos de motores sincronizados.



Além disso, foram realizadas melhoras nas linhas de transmissão e distribuição, assim que forem substituídos aparelhos eletrodomésticos velhos por outros de baixo consumo de energia.



Fonte: Granma