Editorial do 'Diário.info' pede liberdade para os 5 Cubanos
Há mais de nove anos que cinco cubanos permanecem encarcerados nos Estados Unidos. Sobre eles recaem pesadas penas, conseqüência de um julgamento politizado, realizado na cidade de Miami. Os cinco ajudavam a monitorar planos terroristas organizados contra
Publicado 05/10/2007 11:44
O Grupo de Trabalho sobre detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas declarou arbitrária a sua detenção, e um tribunal coletivo de três juízes encarregado de examinar o caso pelo Tribunal de Apelação de Atlanta acordou por unanimidade declarar inválido o julgamento e revogou as sentenças proferidas em Miami. Posteriormente, em pleno Tribunal, em votação não unânime, revogou essa decisão e presentemente o caso continua em recurso.
Os Cinco permaneceram isolados em prisões de segurança máxima, sob cruéis condições de reclusão, em violação dos seus direitos humanos e das próprias leis estadunidenses. Dois deles foram privados do direito de receber visitas das suas esposas.
Somamos as nossas vozes a todas as que no mundo reclamam o cessar imediato desta enorme injustiça. Não devemos cessar o nosso empenho até que a verdade se cumpra e estes homens voltem ao seu país e às suas famílias.
Fonte Diário.info