Sem categoria

Só há desenvolvimento sustentável em Cuba, diz estudo

O “desenvolvimento sustentável” pode estar no centro do discurso de muitos políticos nos últimos tempos, mas segundo um estudo recente só foi realizado até agora em um único país: Cuba. Pesquisa da organização Global Footprint Network, divulgada pela revi

O estudo, que será publicado na revista Ecological Economics, faz parte de uma pesquisa mais ampla, com 150 países, que será apresentada neste sábado (6), dia da dívida ecológica mundial. Os resultados foram, em grande parte, aqueles já esperados: os países ocidentais possuem padrões de vida muito elevados e consomem muitos recursos.


 


Os cientistas que realizaram a pesquisa calcularam até mesmo que seriam necessários cinco planetas Terra para que a população mundial vivesse de acordo com o padrão norte-americano. Do lado oposto, os países da África, América Latina e de boa parte da Ásia consomem os recursos do planeta em proporções sustentáveis, mas o padrão de vida nessas regiões, quando se levam em consideração aspectos como educação, renda e expectativa de vida, é muito baixo.


 


O único país em que o desenvolvimento parece estar de acordo com a sustentabilidade é Cuba: “Os cubanos possuem altos níveis de instrução e expectativa de vida, e são obrigados pelo embargo econômico a ter um 'impacto ecológico' pequeno”, explicou Mathis Wackernagel, coordenador do estudo. “Ninguém tem coragem de dizer que coisa é realmente a sustentabilidade – mas nós acreditamos ter fornecido uma medida sólida.”