Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, integra o PCdoB
O ex-jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira, Jairzinho, conhecido como o Furacão da Copa de 70, é o mais novo integrante do PCdoB. Pré-candidato a vereador no Rio de Janeiro, o atleta esteve presente no lançamento da campanha “1% para o Esporte”,
Publicado 15/10/2007 18:54 | Editado 04/03/2020 17:05
Realizado na Câmara dos Deputados e organizado pela Comissão de Turismo e Desporto e pela Frente Parlamentar do Esporte, muitos campeões, de épocas diferentes, compareceram ao evento.
Há cerca de 20 anos, Jairzinho se dedica ao trabalho assistencial voltado a impedir que meninos das regiões carentes de Bonsucesso, Campo Grande e Jacarepaguá entrem no mundo do crime e do abandono. Ele atua no Projeto Salvar Vidas que atende a mais de mil garotos a partir dos 10 anos de idade, através de atividades esportivas.
“Desde 1984, quando voltei da Itália, onde jogava, passei a me dedicar a treinar meninos das regiões mais carentes do Rio de Janeiro. É a forma como procuro retribuir as oportunidades que me foram dadas. Também vim de uma classe praticamente abandonada, mas consegui vencer através do esporte” diz.
Para o ex-jogador, no entanto, mais do que detectar aptidão e futuros campeões, o importante é poder inserir crianças de comunidades carentes em uma atividade saudável. “O esporte é saúde, é cultura, é educação. É, de fato, um meio de se promover até mesmo a estabilidade do próprio país. É também um trampolim para a cidadania”.