Hillary Clinton promete desocupar Iraque se eleita presidente
A pré-candidata do Partido Democrata dos Estados Unidos Hillary Clinton afirmou na segunda-feira (15) que, se vencer as eleições presidenciais de 2008 evacuará as tropas americanas do Iraque, em obediência à opinião pública dos Estados Unidos.
Publicado 16/10/2007 11:42
Em um artigo publicado pela revista Foreign Affairs, a senadora do Estado de Nova York assinalou que, se chegar à Casa Branca, vai prepar um plano “a partir dos 60 dias de minha administração” para retirar os militares que ocupam o país árabe.
Hillary afirmou que na elaboração da estratégia de desocupação participarão os chefes dos estados maiores dos diversos corpos das forças armadas, o secretário de Defesa e os membros do Conselho para a Segurança Nacional.
“Nosso objetivo será começar a restabelecer a estabilidade na região (Oriente Médio) e substituir a força militar por uma nova iniciativa diplomática para envolver os países do mundo na garantia do futuro do Iraque”.
Segundo a senadora, o fim do conflito no Iraque será o princípio “para restabelecer a liderança global dos Estados Unidos”.
A ex-primeira dama continua liderando as intenções de voto para as eleições primárias do Partido Democrata, com uma cômoda vantagem sobre seus principais rivais, o senador Barak Obama e o outrora parlamentar John Edward.
Nos últimos meses o presidente George W. Bush enfrenta uma forte pressão da opinião pública e do Congresso, controlado pelos democratas, em sua estratégia para o Iraque.