Sem categoria

Costa Rica obtém vaga não-permanente no Conselho de Segurança

A Costa Rica assegurou nesta terça-feira (16) uma vaga não-permanente no Conselho de Segurança da ONU, depois que a República Dominicana retirou sua candidatura ao mesmo posto.

A desistência dominicana foi decorrente do fato de nenhum dos dois países ter obtido a maioria de dois terços necessária nas duas primeiras rodadas de votação realizadas na Assembléia Geral das Nações Unidas.



O ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, Carlos Morales, anunciou a decisão de seu governo depois que, na segunda rodada, seu país ficou novamente atrás da Costa Rica. Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores costarriquenho, Bruno Stagno, agradeceu à “nação irmã da República Dominicana pelo gesto generoso e de grande solidariedade”.



Após a retirada dominicana, a Assembléia Geral realizou a terceira rodada de votação do dia, na qual foram registrados 179 votos a favor da Costa Rica e nove abstenções.



Um pouco antes, o chanceler dominicano tinha dito à Assembléia Geral que seu país se retirava “da eleição para deixar o caminho livre” para seus “irmãos da Costa Rica”.



Na segunda votação, a República Dominicana tinha recebido 70 votos a favor de sua candidatura, dois a menos que na primeira rodada. Já a Costa Rica, antes de assegurar a sua vaga, havia obtido 116 votos e, depois, 119.



A maioria de dois terços necessária nas duas primeiras rodadas de votação, das quais 190 países participaram, era de 126 votos.



Com a vitória obtida, a Costa Rica integra pela terceira vez em sua história o órgão executivo da ONU, após sua participação nos biênios 1974-1975 e 1997-1998. O posto que os costarriquenhos ocuparão é o que o Peru deixará vago em janeiro.



Fonte: Efe