Unidade marca conferência do PCdoB em Salvador
Com 430 participantes com direito a voto, entre delegados e delegadas, e a presença de um grande número de convidados e observadores, a Conferência do PCdoB em Salvador foi marcada pela unidade partidária na definição do projeto político eleitoral do part
Publicado 21/10/2007 14:49 | Editado 04/03/2020 16:21
De acordo com o presidente municipal, Geraldo Galindo, as decisões tomadas com esse grau de unidade devem-se à forma como os debates são conduzidos durante vários meses antes do evento. “A discussão prévia das orientações políticas do partido, trabalhando para a construção de um projeto que agregue e contemple os anseios dos filiados e filiadas faz com que, no momento da plenária final da Conferência, os participantes já conheçam as propostas, o que contribui com os debates e facilita os encaminhamentos”, ressaltou.
A unidade e a falta de grandes polêmicas se refletiu também nos discursos de parlamentares, dirigentes sindicais e trabalhadores que defenderam a necessidade do PCdoB mostrar sua cara e ousar vôos mais altos nas próximas eleições.
Homenagem a Che
Foi por unanimidade que a plenária aprovou a sugestão do vereador de Salvador, Everaldo Augusto, de que a Conferência fosse denominada Ernesto Che Guevara, em referência aos 40 anos da morte do guerrilheiro, ocorrida em outubro de 1967. Camisetas com a foto do revolucionário, ícone da juventude, estavam à venda durante o evento.
Mulheres são mais de 40% da nova direção
O resultado da eleição da direção municipal revelou uma grande renovação, com a eleição de 15 mulheres, entre os 35 dirigentes que integram o Comitê Municipal, o que corresponde a 42, 8 % do comitê eleito. O resultado demonstra a força das militantes que tiveram grande destaque durante todo o evento. Mas, sobretudo, é resultado da ampliação dos debates que acontecem no partido a partir da 1ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher, realizada em março deste ano, com a participação de militantes, homens e mulheres, para discutir a luta pela igualdade de gênero, o protagonismo das mulheres na luta pelo desenvolvimento do Brasil e pelo socialismo, além da necessidade de romper com a sub-representação feminina nos espaços de decisão na sociedade, como parte da conquista da consolidação democrática no país.
Após o anúncio do resultado, a nova direção aprovou a reeleição de Geraldo Galindo para a presidência da legenda. A delegação de Salvador para a Conferência Estadual, nos dias 10 e 11 de novembro, será conhecida na próxima segunda-feira (22/10), após a apuração dessa votação.
Votação eletrônica
Novidades também não faltaram na Conferência. Na eleição da nova direção municipal do partido, os delegados e delegadas puderam votar eletronicamente em seus candidatos e candidatas. Terminais de computadores foram disponibilizados, com uma lista de 45 nomes, dos quais o eleitor podia escolher 35 ou ainda optar por cinco nomes de fora da lista, que seriam acrescidos em espaços em branco. O processo foi experimental e por isso muita gente ainda preferiu voto tradicional em urnas. O tempo médio de votação foi de um minuto e o resultado foi emitido pouco tempo após o término da votação.
Estiveram presentes no evento, o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza; a deputada federal Alice Portugal; os deputados estaduais Álvaro Gomes e Javier Alfaya; os vereadores Aladilce Souza, Everaldo Augusto, Olívia Santana e Reginaldo Oliveira; o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do governo do estado, Nilton Vasconcelos; além de integrantes do Comitê Estadual do partido.
De Salvador
Eliane Costa