Suíça elege “ovelhas nazistas” para parlamento
A primeira vista, o cartaz parece um desenho inocente de uma criança. Três ovelhas brancas ao lado de uma ovelha negra. No desenho parece até que os animais estão sorrindo. Mas então você percebe que as três bestas irracionais estão sobre a bandeira suíça
Publicado 24/10/2007 11:52
O cartaz é, de acordo com as Nações Unidas, o símbolo sinistro da ascensão de um novo racismo e xenofobia, no coração de uma das mais velhas democracias independentes.
O cartaz foi utilizado na campanha do vitorioso Partido Popular Suíço (SVP – Schweizerische Volkspartei, em alemão) nas eleições suiças do último fim-de-semana. Segundo o jornal britânico The Independent, a vitória pode vir a transformar o coração da Europa em uma nação obscura.
A campanha do SVP foi baseada no racismo e no preconceito contra estrangeiros e se utilizou de outdoors a filmes na internet, tendo sempre como alvo os imigrantes. O SVP chegou a utilizar um vídeo com cenas forjadas de violência praticadas por jovens adeptos do hip-hop, para acentuar o medo entre a população.
O filme foi tirado do ar após os advogados dos jovens denunciaram a manipulação, pois eles haviam sido contratados sob o falso argumento de realizar um vídeo de prevenção à violência.
O partido também apresentou recentemente um projeto de lei, para a proibição de construção de mesquitas e minaretes no país, que têm recebido críticas internacionais e comparações à Alemanha Nazista, que proibia a construção de sinagogas.
Com informações do The Independent e do blog Na periferia do Império