Distrital Leste do PCdoB/BH faz 30 anos e filia 402 pessoas
Otimismo, confiança e proposição de idéias. Com estas perspectivas, o PCdoB de Belo Horizonte realizou, dia 21, domingo, a 5ª Conferência Distrital Leste, na Câmara Municipal da cidade. O evento foi resultado de assembléias realizadas em 30 bases do parti
Publicado 24/10/2007 12:14
Participaram da conferência 92 pessoas, sendo 70 delegados e 12 convidados. Foram votados os nomes que irão compor a nova gestão 2007-2009 do Comitê Distrital Leste e dos delegados para a Conferência Municipal, que será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, na capital.
Dalva Stela Rodrigues, secretária de Administração Regional Municipal Leste, da Prefeitura de Belo Horizonte, e presidente do Comitê Distrital Leste do PCdoB, iniciou os trabalhos da conferência, que contou com a presença da deputada federal e presidente estadual do partido, Jô Moraes, tida como o principal nome do partido dentro do projeto eleitoral para a sucessão da prefeitura da capital mineira em 2008. Compareceram ainda o vereador Paulão e José Vieira Zito, vice-presidente estadual do PCdoB de Minas Gerais.
Jô Moraes ressaltou a importância da conferência na regional Leste, onde o partido se reestruturou na capital ainda durante o regime militar, no final dos anos 70. “O PCdoB tem o seu ventre na região Leste, onde ele ressurgiu após os horrores da ditadura com criação da Associação Zona Leste, após uma grande enchente que inundou o Arrudas e destruiu vária casas de moradores do entorno do rio. Na Zona Leste, o PCdoB se organizou na periferia com a perspectiva de construir uma sociedade melhor”, relembrou a deputada.
Para Jô Moraes, “o PCdoB em muito a aprender com essa rica experiência administrativa da Regional Leste que já somam 20 anos de participação no governo municipal. Desde 1982 conseguimos eleger um vereador e articulamos vários movimentos sociais para lutar por novas idéias. Essa experiência vitoriosa necessita avançar em toda a cidade”, defende.
O partido vive um momento de preparação para fortes disputas nas próximas eleições municipais, com grandes nomes em muitas capitais brasileiras e com pelo menos 30 candidatos às prefeituras em Minas Gerais. “Hoje, o PCdoB vive outro momento que, do ponto de vista político, vem se afirmando na capital e no Estado. A candidatura da deputada federal Jô Moraes, uma das mais bem votadas em Minas na última eleição, corresponde a esse momento político do PCdoB. Uma candidatura de forte apelo social de uma pessoa com uma bela trajetória de ascensão no cenário político mineiro e na história do nosso partido”, avaliou Dalva.
Novos desafios
Durante os debates na conferência, muitas propostas foram apresentadas pelos participantes. Várias delas dirigidas à região, como a necessidade de se articular uma parceria com a diretoria do clube de futebol América para abrir as portas do estádio – considerado ocioso durante os dias de semana – para atividade com a comunidade do bairro Horto. Outro consenso foi a necessidade de fortalecimento da formação e da comunicação do partido como tarefa principal de cada militantes.
O militante da entidade Negros da Unidade Consciente (NUC) da comunidade do Alto Vera Cruz, Nato Matrix, registrou nos versos a seguir a pulsação da conferência:
Estratégia do PCdoB
Vamos acreditar
Quando eu me afiliei
Fiz a divulgação por mim
Afiliar é simples
Só basta entender e
Ser militante de sangue,
Ou melhor, ser comunista
Vermelho sem cessar…
Essa injeção da foice e
do martelo não dói
Isso é socialismo na veia
Que circula sem parar
Não vivemos por viver
Mas vivemos pra vencer
Luta, lutador! Movimento do saber
Somos fortes e jamais seremos partidinho
Somos mesmo um partidão
Da vitória e do balão
Voamos com a consciência na mente
E sabemos o que estamos fazendo
Nesses dias, anos e muitos anos
De vida do partido…
Afinal de contas, vamos completar,
até o final de 2008, 30 anos de construção partidária
E assim o projeto antecipado não apagará
Se liga, “é nóis”! Viva Jô Moraes, prefeita de BH!
“É nóis!”
De Belo Horizonte
George Cardoso