2° Conferência Estadual reafirma a nova política cultural da Bahia
Começou nesta quinta-feira (25/10) e vai até domingo (28/10), na Universidade de Feira de Santana (UEFS), segunda maior cidade do estado, a 2ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia. O evento tem como objetivo principal elaborar o 
Publicado 26/10/2007 20:32 | Editado 04/03/2020 16:21
A expectativa dos organizadores da Conferência é que cerca de 2 mil pessoas participem do evento durante os seus quatro dias. Entre elas, 800 delegados e delegadas de 383 municípios baianos, eleitos nas conferências municipais e regionais que reuniram, ao todo, cerca de 30 mil pessoas. A maior participação nesta edição, onde estão representados 400 municípios (mais de 90% do total) se deve, especialmente, pela descentralização e interiorização das ações. A primeira conferência, realizada em novembro de 2005, em Salvador, tinha 248 participantes e 21 municípios. Foram realizados apenas 21 encontros prévios municipais, representando apenas 5% dos municípios da Bahia.
Novos rumos para a Cultura
Os discursos do secretário de Cultura Márcio Meirelles, e do governador Jacques Wagner, confirmaram a nova linha da política cultural do estado. Segundo Vicente Neto, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, fica evidente, através dos discursos e principalmente das ações, que há uma demarcação entre aqueles que fazem cultura de forma livre e os queixosos em função da mudança. Para ele, na Bahia, a gestão cultural sempre foi marcada por grandes grupos que se beneficiavam das verbas públicas. “Há um caminho novo para os grupos culturais terem acesso aos recursos, sem cooptação e de forma justa”, afirma Neto. Também compareceram ao evento a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), a vereadora Olívia Santana (PCdoB) e o secretário de Cultura de Alagoinhas Aslam Rocha, entre outros.
Bahia no Mais Cultura
Nesta quinta-feira (25/10), durante a abertura da Conferência, o ministro Gilberto Gil anunciou que a Bahia será o primeiro estado a assinar o contrato do Mais Cultura. O programa do Ministério da Cultura destinará R$ 4,7 bilhões, até 2010, para todo o país. De acordo com Gil, a assinatura do protocolo será uma das ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita que fará segunda-feira (29), a Salvador e Camaçari. “O Governo do Estado está inovando em sua relação com a sociedade na questão da cultura” disse o ministro. “Nos orgulha estar sendo brindado pelo Minc como o primeiro estado assinar este contrato”, disse o governador Jacques Wagner.
De Salvador,
Rodrigo Rangel Jr.
com informações da Agecom