Sem categoria

Filme 'Borat' zomba mas eleva turismo do Cazaquistão

O filme Borat — O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América fez aumentar consideravelmente o turismo nessa república centro-asiática, afirmou nesta quarta-feira o ministro de Turismo e Esporte cazaque, Temirkhan Dosmukh

“Acho que inclusive a informação negativa foi benéfica (para a imagem do país). Nosso ministério recebeu no ano passado jornalistas de 18 países interessados em comprovar se o que mostra o filme corresponde à realidade”, disse Dosmukhanbetov em entrevista coletiva, citado pela agência Interfax.


 


Segundo o ministro, o número de turistas que querem passar suas férias no Cazaquistão cresce ano após ano. “Nos primeiros nove meses de 2007, o número de turistas aumentou 31,5% (a respeito do mesmo período do ano anterior) e superou os 3,9 milhões de pessoas”, disse.


 


Para Dosmukhanbetov, “é possível que este filme, junto com outros fatores, tenha influenciado o número”. Pouco após a estréia mundial de Borat, dirigentes cazaques tinham ameaçado processar Cohen por ridicularizar a república e seus habitantes, que são mostrados como racistas, selvagens, anti-semitas, misóginos e incestuosos.


 


O presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, disse então que estava claro que “Cohen nunca esteve no Cazaquistão”. Por fim, as autoridades cazaques decidiram não denunciar o ator.