Sem categoria

Ministro lança novo formato do programa Segundo Tempo

Foi lançado na manhã de hoje, sexta-feira (7), em Aracaju, pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, e pelo prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira, o novo formato do programa ‘Segundo Tempo – o esporte e a escola no mesmo time’. O programa tem

O princípio do ‘Segundo Tempo’ é usar o esporte como meio de formação da cidadania e melhoria de qualidade de vida e tem como público alvo alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio localizadas prioritariamente em área de risco social. Em Aracaju, o programa estará com núcleos implantados em 20 escolas da rede municipal de ensino e atenderá mais de cinco mil crianças, duas mil a mais que na primeira versão do projeto. Nesta versão, o programa incluirá também 200 alunos portadores de necessidades especiais.


 


A metodologia do ‘Segundo Tempo’ se baseia na utilização do turno oposto ao das aulas escolares para o desenvolvimento de atividades esportivas monitoradas, acompanhadas de reforço alimentar e de atividades de caráter educativo mais geral. As atividades esportivas oferecidas serão: basquetebol; futebol de campo e de salão, handebol, voleibol, atletismo, capoeira, xadrez, dança e ginástica. Porém, temas transversais estarão incluídos nas atividades, como higiene pessoal, sexualidade e afetividade; relacionamento familiar e solidariedade, entre outros.


 


Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o trabalho feito pelo Ministério do Esporte é de suma importância para Aracaju. “Agradeço a presença do ministro e também a contribuição que o Ministério está oferecendo à nossa cidade”, disse. O prefeito ainda ressaltou que esse é um dos projetos mais importantes da administração municipal. “Através dessa prática recuperamos e damos oportunidades a milhares de crianças que estão em situação de risco”, observou Edvaldo Nogueira.


 


O ministro do Esporte, Orlando Silva, avisou que para o governo do presidente Lula e para as crianças e jovens do Brasil esse é o tempo da educação e dos jovens se prepararem para o mercado de trabalho e que o ’Segundo Tempo’ é uma atividade complementar, mas importantíssima para fomentar a atividade física, as brincadeiras, o lazer e, principalmente, para a construção de novos atletas. “O Segundo Tempo é a oportunidade desses jovens conhecerem modalidades e aprenderem para a vida, porque no esporte aprendemos várias coisas como, por exemplo, que não ganhamos nada sozinhos, pois temos que seguir regras, ter disciplina para alcançar os objetivos e ter persistência e determinação para não entregar o jogo antes de ele acabar”, comentou Silva.


 


Na oportunidade, o ministro Orlando Silva agradeceu ao prefeito Edvaldo pelo trabalho que ele desenvolveu para fazer o programa crescer de três para cinco mil crianças atendidas e, com exclusividade, anunciou que 35 cidades de Sergipe vão estar inseridas no programa ‘Segundo Tempo’ em 2008, totalizando o atendimento a 10 mil jovens.


 


Representando o governador do Estado, o vice-governador, Belivaldo Chagas, disse que receber o ministro em Aracaju é um motivo de alegria e satisfação. “O incentivo ao esporte é uma das formas que se pode encontrar para fazer com que estas crianças não sejam esquecidas. O incentivo do prefeito Edvaldo Nogueira, juntamente com o governador Marcelo Déda, tem desenvolvido diversos campeonatos no Estado, incentivando a prática de várias modalidades esportivas”, afirmou Belivaldo.