Secretaria implanta política de prevenção de defesa civil
A Prefeitura de Manaus formalizou nesta quinta-feira, 06, três ações coordenadas que visam concretizar a política de prevenção na área de defesa civil a ser desenvolvida no município. No início da manhã, o
Publicado 07/12/2007 17:46 | Editado 04/03/2020 16:13
Participaram do evento representantes das várias secretarias municipais, da Petrobras, do Comando Militar da Amazônia, do Bradesco, da empresa de telefonia celular OI, do Cipam, do Inemet e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Na cerimônia de formatura dos Agentes Mirins e abertura da campanha de donativos o prefeito Serafim Corrêa foi representado pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Roberto Campainha, que destacou a importância dos Agentes Mirins como multiplicadores de informações sobre defesa do meio ambiente.
Campainha destacou também a decisão do prefeito de implantar uma política de prevenção na área de defesa civil, criando o Conselho de Defesa Civil e de por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) desenvolver o programa de formação de Agentes Mirins além de fazer a Campanha de Arrecadação de Donativos, que terá postos na Refinaria de Manaus (Reman), Infraero (Aeroporto Eduardo Gomes), Shopping São José, terminais de ônibus (T-2, T-3, T-4 e T-5), Feira Manaus Moderna e Semdec (Prefeitura de Manaus), entre outros postos espalhados pela cidade.
O secretário de Defesa Civil, Antônio Carlos Marques fez doação de uma cesta básica com alimentos não perecíveis e anunciou que uma empresária já havia doado 6 mil peças de roupas. De acordo com o secretário, o objetivo da adoção da política de prevenção é dar condições para que o município possa se antecipar a possíveis problemas que venham a ocorrer com a intensificação das chuvas no período de inverno.
Levantamento feito pela Semdec identificou 364 áreas de risco em Manaus. São pessoas que moram em encostas de barrancos, margens de igarapés e fundos de vales.
“Com a criação do Conselho Municipal de Defesa Civil, formado por secretarias municipais e entidades da sociedade civil organizada, a Prefeitura poderá realizar ações preventivas para evitar maiores problemas para a população”, destacou Marques. O conselho será constituído por 16 membros, sendo oito secretarias municipais e oito representes de entidades não-governamentais, tendo como missão propor política, programas e ações preventivas na área da defesa civil.
Chris Reis
Assessoria de imprensa Semdec