Ministro lança novo formato do Segundo Tempo em Aracaju
O ministro dos Esporte, Orlando Silva, esteve em Aracaju nesta sexta-feira (7) para lançar o novo formato do programa ''Segundo Tempo'' para 2008. Diante de um auditório repleto de crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto social, o prefei
Publicado 07/12/2007 19:07 | Editado 04/03/2020 17:20
Edvaldo Nogueira informou também que as atividades antes realizadas em praças públicas passarão a ser desenvolvidas dentro das escolas municipais. ''Queremos, a partir do ''Segundo Tempo'', atrair as crianças que não fazem parte da rede de ensino e matriculá-las nas escolas'', afirmou ele. Outra novidade será a participação de 200 crianças e adolescentes com deficiência no programa.
Orlando Silva ressaltou o sucesso do ''Segundo Tempo'' em Aracaju e atribuiu a ampliação do projeto ao esforço do prefeito Edvaldo Nogueira e da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Passos. O ministro anunciou ainda uma parceria com o Governo do Estado para que outras 10 mil crianças sergipanas sejam atendidas em 2008 pelo programa em cidades do interior.
O ministro do Esporte destacou a importância do ''Segundo Tempo'' no incentivo à prática esportiva e, inclusive, na formação de futuros atletas profissionais. ''Daqui pode sair uma Daiane dos Santos, um Thiago Pereira, e vários atletas que podem representar o Brasil em várias competições'', vislumbrou ele.
O cunho pedagógico do projeto também foi ressaltado por Orlando Silva. ''O 'Segundo Tempo' pode abrir portas para formar atletas, mas ele quer, sobretudo, abrir portas para formar campeões da vida. Nós queremos que vocês aprendam a trabalhar pela construção de um futuro diferente'', disse o ministro aos jovens que participam do projeto.
O alongamento da jornada educacional foi outro ponto levantado pelo prefeito de Aracaju. ''Atrelamos o 'Segundo tempo' ao projeto pedagógico escolar e possibilitamos o desenvolvimento do conteúdo vinculado ao esporte'', Justificou Edvaldo Nogueira.
As ações de Orlando Silva no comando do Ministério dos Esporte foram elogiadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Ele ressaltou o desenvolvimento do setor com as ações implantadas pelo camarada em sua gestão e citou o sucesso da organização dos Jogos Pan-Americanos e da conquista do direito de o Brasil ser sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
O ministro revelou que o orçamento do Ministério do Esporte triplicou durante os anos da gestão do presidente Lula, e que a meta conquistada até o final do ano é a obtenção de 1% do orçamento nacional para o esporte.
Segundo Tempo
Com o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte como instrumento educacional, o programa do Ministério do Esporte ''Segundo Tempo'' atenderá a 5,2 mil crianças, adolescentes e jovens aracajuanos em 2008. O projeto busca também promover o desenvolvimento integral de seus participantes como meio de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.
Alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio localizadas, prioritariamente, em áreas de risco social são o público-alvo do programa do Ministério do Esporte. O projeto reforça os direitos garantidos pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases e oferece condições para que a prática esportiva ultrapasse os limites da simples recreação.
Entre as ações do ''Segundo Tempo'' estão implantação de Núcleos de Esporte; formação continuada de recursos humanos; distribuição de material esportivo; reforço alimentar no contra-turno escolar; acompanhamento pedagógico e implantação de infra-estrutura esportiva. As atividades principais são basquete, futebol de campo e de salão, handebol, voleibol, atletismo, capoeira, xadrez, dança e ginástica.
O programa utiliza-se do contra-turno escolar para desenvolver atividades esportivas monitoradas, acompanhadas de reforço alimentar e de atividades de caráter educativo mais ampliado. A implantação de núcleos para o atendimento de alunos matriculados nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental e médio também faz parte do projeto.
De Aracaju
Gabriela Barbosa