SP: Sindicato dos Jornalistas fará plebiscito sobre salário
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo promoverá nos dias 17 e 18 de dezembro (segunda e terça-feira) um plebiscito sobre a contraproposta apresentada na primeira rodada de negociação com o Sindicato das Empresas de Rádio e Telev
Publicado 14/12/2007 19:31
Os trabalhadores deverão responder a seguinte pergunta:”Você aceita a contraproposta patronal e autoriza o Sindicato dos Jornalistas a assinar imediatamente a Convenção Coletiva? Sim ou Não.”
Os diretores do Sindicato visitaram várias redações para esclarecer os termos da proposta patronal e, diante da polêmica causada, a solução ideal foi a realização de uma consulta por plebiscito aberta aos jornalistas. Além dessas visitas, foi realizada na noite do dia 11 uma reunião aberta na sede do Sindicato.
Ampla, legítima e democrática consulta
A consulta à categoria garante a oportunidade da manifestação livre e legítima dos profissionais interessados.
“O resultado dessa consulta será formalizado em assembléia. O que for decidido será acatado”, disse Guto Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas, lembrando que “é também uma forma de atender a orientação do Tribunal Regional do Trabalho – TRT que entendeu que é necessária a ampla participação dos jornalistas, ou seja, demonstração da representação da sua vontade.”
Em recente decisão, da qual o sindicato já recorreu, a principal argumentação do sindicato patronal – acatada pelo TRT – é a de que poucos jornalistas participaram das assembléias que decidiram pelo dissídio coletivo em relação à campanha do ano passado.
“Embora entendamos que, na oportunidade, a medida atendeu ao clamor do conjunto dos jornalistas, não há porque o Sindicato não ampliar a consulta de forma mais democrática possível”, disse Guto.
Plebiscito
Contrariando uma prática pela qual o sindicato patronal prolongava a negociação até o limite, neste ano, surpreendentemente, os patrões mudaram de tática e apresentaram sua proposta em uma única vez.
O plebiscito abre a possibilidade de alto índice de participação dos profissionais da categoria em um segmento que registra o pior dos pisos de jornalistas de São Paulo. A votação será secreta, feita em cédula especialmente confeccionada e a apuração, aberta a todos os interessados, será realizada a partir das 20h30 do dia 18/12.
O processo de apuração será transformado em uma sessão da Assembléia Permanente e o resultado transcrito em ata, na qual será referendado oficialmente o plebiscito.
O plebiscito vai ocorrer em 32 locais no Estado de São Paulo. O roteiro das urnas e horários podem ser vistos na página do sindicato.
Sindicato patronal
Em ligação que fez ao presidente Guto Camargo na tarde desta quarta-feira (12), o negociador oficial do Sertesp, Edmundo Lopes, confirmou reunião para quarta-feira (19), às 11 horas. Nesta data será dada continuidade às campanhas salariais dos anos de 2006/07 e 2007/08.
Na oportunidade, será apresentada o resultado da consulta (plebiscito) feita aos jornalistas em rádio e TV na capital e interior/litoral no Estado.
Fonte: http://www.sjsp.org.br