Sem categoria

Niemeyer é homenageado pela Rússia e pela França no Rio

O embaixador da Rússia no Brasil, Vladimir Tyurdenev, ofereceu nesta sexta-feira (14) a Ordem da Amizade ao arquiteto Oscar Niemeyer no Rio. Neste sábado (15), Niemeyer completa cem anos. A cerimônia ocorreu nesta, no escritório de Niemeyer em Copacabana,

Segundo o Consulado da Rússia, Tyurdenev ofereceu a condecoração como representante do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em nome do trabalho de Niemeyer por sua cooperação no aprofundamento dos laços entre Brasil e Rússia.


 


“Niemeyer não é apenas um arquiteto genial, mas um amigo do nosso país – nos momentos difíceis, nos momentos de guerra e nos momentos de paz”, disse Tiurdenev, pouco depois de entregar a comenda.


 


Emocionado, o arquiteto agradeceu a condecoração. “A arquitetura não tem importância. O importante é a vida, os povos unirem-se. A vida pode ser mais simples, as pessoas podem olhar-se com mais respeito. Cada um pode levar solidariedade, que é a coisa mais importante”, afirmou Niemeyer.


 


Além da medalha, o arquiteto recebeu uma carta de Putin, de acordo com o consulado.


 


Niemeyer é muito respeitado entre os arquitetos na Rússia e diversas homenagens foram feitas devido a seu centenário, segundo o consulado.


 


O brasileiro é influente nas escolas de arquitetura russas e estudado no país, apesar de não haver nenhuma obra projetada por ele em solo russo de conhecimento do consulado.


 


Neste sábado, o Museu Estatal de Arquitetura de Moscou inicia uma exposição em homenagem ao arquiteto brasileiro. 


 


Família


 


A cerimônia no escritório de Niemeyer teve a participação da filha dele, Ana Maria, uma neta e três bisnetos. Um deles, Carlos Ricardo, fazia imagens.


 


“Estou registrando algumas cenas para o acervo da Fundação Oscar Niemeyer. Outro dia, eu o filmei desenhando e explicando um projeto para o Centro Cultural Internacional, em Avilés, na Espanha”, afirmou.


 


Outro bisneto, Paulo Sérgio, disse que Niemeyer tem enfrentado bem o assédio dos jornalistas. “Outro dia, depois que a terceira equipe de tevê saiu lá de casa, ele perguntou: `Quem é o próximo?”, disse.