Morre o 1º galã negro da TV brasileira, Norton Nascimento
Morreu em São Paulo às 8h desta sexta-feira (21), aos 45 anos, o ator Norton Nascimento. Para o cineasta Joel Zito Araújo – autor do livro e documentário homônimo A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira – o ator foi o primeiro galã
Publicado 21/12/2007 18:36
''Antes do Norton, você tinha o Nilton Gonçalves e outros, mas sempre retratados dentro do ranço da cultura brasileira, que colocava o negro não só como subalterno, mas como expressão do feio'', afirma Joel Zito.
Nascido em Belém do Pará, no dia 4 de janeiro de 1962, o ator ganhou projeção principalmente nas novelas Fera ferida, de 1993, e A próxima vítima, de 1995.
Na primeira, escrita por Aguinaldo Silva, Nascimento interpretava o sensual Wotan, empregado da fogosa Rubra Rosa, vivida por Suzana Vieira. Já em A próxima vítima, de Sílvio de Abreu, ele fez o papel de Sidney, um gerente de banco filho de uma bem-sucedida família de classe média negra, que tinha também Camila Pitanga como aspirante a modelo.
''Você vê que nessa época (meados dos anos 90) há uma tomada de consciência dos diretores e publicitários, que começaram a chamá-lo para estrelar campanhas. Foi nesse mesmo período que despontaram a Taís Araújo, a Isabel Fillardis e a Camila Pitanga, atores negros que passam a entrar nas novelas como personagens esteticamente bonitos. O Norton é a representação masculina desse contexto'', defende Araújo, citando como possíveis beneficiados da abertura promovida por Nascimento os atores Lázaro Ramos e Jonathan Haagensen, de Cidade de Deus.
Norton abre nova fase na TV
''Foi a partir dele, no final dos anos 90 e início do século 21, que tivemos uma gama maior de negros tratados como bonitos. E o Norton inaugurou isso. Uma nova fase da televisão e da publicidade brasileira colocando o negro como galã.''
Araújo conta que ele e o ator tinham um projeto conjunto de um documentário sobre ''um líder espiritual negro'' que acabou não realizado por falta de tempo e de contato.
''Possivelmente desde a conversão dele (Nascimento se tornou evangélico após realizar um transplante de coração em 2003) ele tenha mudado seus líderes espirituais'', afirma. ''Desde antes do transplante ele já estava mergulhado em sua parte espiritual e começou a intuir que alguma séria estava para acontecer com ele'', revela Araújo, que se encontrou pela última vez com Nascimento em 2005, durante o festival de cinema de Recife.
Saúde Frágil
O ator, que também fez minisséries, filmes e peças de teatro, morreu às 8h desta sexta-feira (21), vítima de falência cardíaca secundária por quadro infeccioso pulmonar, divulgou o hospital Beneficência Portuguesa, onde estava internado na UTI há alguns dias.
O ator, que estava com 45 anos, havia se submetido a um transplante de coração em 19 de dezembro de 2003 para correção de um aneurisma da aorta, um problema congênito. Na época, ele ficou 53 dias internado e chegou a passar quatro deles sem coração, vivendo com auxílio de aparelhos.
Depois de recuperado, Norton converte-se a Igreja Renascer em Cristo e abandonou cigarro e álcool. Nascido no dia 4 de janeiro de 1962 em Belém (PA), o autor deixa a esposa e três filhos.
Aspirante a diácono
O ator liderava, ao lado de sua mulher, a atriz Kelly Nascimento, o grupo de teatro da Igreja Renascer. A Renascer em Cristo divulgou um comunicado, onde ''se declara inconsolável com a perda'' de um de seus ''mais leais adeptos''. Segundo a instituião, ele era um aspirante a diácono.
O corpo do ator será velado hoje a partir das 17h no Cemitério Memorial Parque Paulistano, em Embu das Artes (SP). O enterro está previsto para o mesmo local neste sábado (22), às 10h.
Uma semana antes de morrer, o ator havia sido convidado para atuar na próxima novela do SBT, informa nota da emissora. Ator Norton Nascimento fez seu último trabalho para a TV na novela Maria Esperança do SBT. Não houve tempo hábil para viabilizar a contratação do ator, segundo o SBT.
Trajetória de sucesso
O ator tinha um longo currículo na televisão onde focou sua carreira. Ele participou de várias novelas e minisséries. Só na Rede Globo, Norton atuou em seis novelas: O Imigrante (1992), De Corpo e Alma (1992), Fera Ferida (1993), A Próxima Vítima (1995), O Fim do Mundo (1996), Filhas da Mãe (2001) e A Padroeira (2001).
No SBT, fez a novela Maria Esperança, seu último trabalho este ano. Na trama da novela do SBT, Norton interpretou o boxeador Bento de Jesus, mais conhecido como Nocaute.
Ele também fez as minisséries Agosto (1993), Chiquinha Gonzaga (1999) e Aquarela do Brasil (2000). Além dessas, integrou o elenco de Malhação, em 1994.
Ainda este ano, Norton Nascimento esteve em cartaz com a peça Adão e Eva – Um clássico, que falava sobre doação de órgãos. Após o transplante de coração, Norton Nascimento se dedicou a atividades em prol de entidades assistenciais. Em 2004, ele participou de uma campanha do governo federal que incentivava a doação de órgãos.
Cinema
No cinema, participou de Carlota Joaquina – Princesa do Brasil e Araguaya – A Conspiração do Silêncio.
Em Araguaya… de Ronaldo Duque, um filme-documentário sobre a guerrilha empreendida no norte do Brasil pelo PCdoB de 1972 a 1974 em resistência a ditadura militar, Norton interpretou com maestria o líder guerrilheiro Osvaldão.
O filme ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor filme no 5º. New York Festival, Prêmio Especial do Júri (Gramado-RS), Melhor Especial do Júri (20º. Festival Latino Americano da Itália.