Governo do Ceará e Funasa celebram convênios de R$ 14 milhões
O governador Cid Gomes e do presidente da Funasa, Danilo Forte, nesta sexta-feira (27/12), às 9h30 min, no Palácio Iracema, assinaram três convênios nas áreas de saneamento básico e ambiental. O valor dos investimentos totaliza R$ 14 milhões.
Publicado 28/12/2007 12:44 | Editado 04/03/2020 16:36
O primeiro convênio refere-se a investimentos na área de saneamento rural com abastecimento de água/esgotamento e melhorias sanitárias domiciliares. A ação beneficia cerca de 3.950 famílias em 33 municípios cearenses.
O segundo diz respeito à elaboração de projetos técnicos de saneamento nas bacias receptoras de integração com o Rio São Francisco, com ações de abastecimento de água e esgotamento sanitário, onde 24 municípios do estado receberão o benefício. No PAC da Funasa estão previstas ações de esgotamento sanitário e abastecimento de água para municípios da calha do Rio São Francisco, da sua bacia hidrográfica e da área de integração, ou seja, municípios nordestinos que serão beneficiados pela transposição de águas do rio.
O terceiro convênio se destina ao plano de gestão integrada das respectivas obras para a formalização de consórcios públicos (termo de cooperação técnica).
Os municípios beneficiados pelos convênios para saneamento rural serão: Aiuaba, Apuiarés, Arneiroz, Banabuiú, Catunda, Choró, Crateús, Ibaretama, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Paracuru, Parambu, Pedra Branca, Pentecoste, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Trairi e Umirim.
Para os convênios das bacias receptoras de integração do Rio São Francisco os municípios atendidos serão: Abaiara, Alto Santo, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Cedro, Ipaumirim, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jardim, Jati, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Orós, Penaforte, Porteiras, Quixelô e Umari.
Na ocasião será apresentado o programa de revitalização da Bacia do Maranguapinho/Cocó. O projeto, previsto no PAC, prevê a urbanização da área (Região Metropolitana de Fortaleza), incluindo a remoção de 23 mil famílias moradoras das áreas de risco.
Convênios:
Plano de Saneamento Ambiental da Região do Cariri Central
Projeto Executivo do Aterro Sanitário do 'Crajubar'
Projeto Executivo do Aterro Sanitário do Crato
Projeto Executivo do Aterro Sanitário de Sobral
Projeto Executivo do Aterro Sanitário de Camocim
Projeto Executivo do Aterro Sanitário de São Benedito
Fonte: Governo do Estado do Ceará