Televisão atrasa programação

Telespectadores de sete Estados, inclusive o Amazonas, vão passar a ter problemas para participar de brincadeiras e pesquisas interativas na TV a partir da próxima quarta-feira (9). Nessa data, as redes de

Ou seja, o telespectador amazonense não assistirá mais à programação das redes nacionais de televisão no mesmo momento em que a grande maioria dos brasileiros, que habita regiões cujo fuso coincide com o horário de Brasília. Na prática, o amazonense vai assistir a uma espécie de reprise dos programas, que terão ido ao ar no resto do País uma ou duas horas antes – dependendo da vigência do horário de verão.


 


Impedidos


 


Outro agravante é que o público do Amazonas e dos demais Estados afetados pela nova norma de transmissão televisiva vai ficar automaticamente impedido de participar de programas que investem na interatividade, realizando sorteios e promoções ao vivo. Regiões com fusos diferentes do de Brasília perceberão a mudança especialmente com a estréia, amanhã, do “Big Brother”, que investe em interatividade. Ficarão fora, por exemplo, do “Big Boss”, que dá dois blocos para que o público vote (telefone, SMS ou Internet) em que “mico” os participantes pagarão por alguns dias (coisas como usar peruca ou dar três pulos a cada 15 minutos). Também não entram em sorteios ao vivo e outras votações que duram só o tempo do programa, como as do “Fantástico”. Participarão só de votações prolongadas, como a eliminação do “BBB”.


 


A determinação do Governo Federal visa ao respeito à classificação etária. Até a mudança, novela das 21h (liberada a maiores de 14 anos), por exemplo, entra às 20h ou 19h nessas regiões (sem contar o horário de verão). Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste do Pará e a maior parte do Amazonas verão tudo com uma hora de atraso. Acre e oeste do Amazonas, duas horas depois de Brasília.


 


Fonte: Jornal A Crítica