Paraguai: Partido Colorado segue sem candidato à Presidência
O Partido Colorado continua em crise depois de brigas internas para escolher quem vai ser o candidato às eleições presidenciais do Paraguai, que acontecem no próximo dia 20 de abril, enquanto o ex-bispo Fernando Lugo e o general Lino Oviedo, dois fortes c
Publicado 15/01/2008 14:54
O Unace, partido de Oviedo, realizou neste domingo suas eleições para validar a candidatura do militar, que não tem nenhum forte concorrente interno, mas que enfrenta dissidências entre seus correligionários.
Por sua vez, o ex-bispo Lugo, que já oficializou sua candidatura dentro de uma coalizão de partidos de oposição e movimentos sociais, também está em campanha.
No entanto, acusações de fraude nas disputas internas do Partido Colorado, que ocorreram no dia 16 de dezembro, atrasam a definição sobre o candidato oficial. Os dois que pleiteiam a vaga são o ex-vice-presidente Luis Castiglioni e ex-ministra da Educação, Blanca Ovelar, que é apoiada pelo presidente Nicanor Duarte Frutos.
Os “castiglionistas” tentaram afastar na semana passada o presidente do tribunal eleitoral partidário (TEP), Oscar Latorre, que foi reposto pelos “oficialistas”, e assim expirou a data máxima estabelecida, sem que se conheça o nome do vencedor.
Em meados de setembro, uma pesquisa do jornal ABC Color, o principal do país, dava Oviedo em primeiro lugar nas intenções de voto, com 26%, seguido de Lugo, com 24,3%, Castiglioni 12,3% e Blanca Ovelar com 9,6%.
Fonte: Ansa Latina