UJS apresenta propostas na Conferência de Juventude

“Somos milhões de faces que dão a cara jovem ao Brasil. Somos Socialistas porque, jovens que somos, andamos abraçados com o futuro e a busca da felicidade – desejos que são diariamente frustrados nessa sociedade capitalista que não tem perspectiva e só no

É com um trecho do Manifesto Socialismo com a Nossa Cara que a União da Juventude Socialista- UJS se apresenta aos jovens reunidos na I Conferência Municipal de Juventude de Fortaleza.


 


 


Nossa juventude, que há décadas foi esquecida por um sistema excludente e opressor, tenta ocupar os diversos espaços de elaboração de políticas públicas para pautar as  reivindicações das várias tribos  das quais participamos (grupos de teatros, dança, organizações estudantis, hip hop, grupos religiosos, entre outros). Somos alvos de diversas discriminações, apontados como responsáveis pela violência quando somos, na maioria das vezes, as maiores vítimas dela.


 


 


Lutamos contra um inimigo forte, que tem o apoio de uma sociedade conservadora que sempre tratou a juventude como um “problema” a ser resolvido e que nos privou dos nossos direitos mais elementares. Usando seus meios de doutrinação, os donos do poder e seus porta-vozes, a grande mídia e os meios de comunicação da burguesia, semeiam a desilusão e o derrotismo no seio da juventude. Por vezes nos rotulam de “ALIENADOS”, “APOLÍTICOS”, “REBELDES SEM CAUSA”, buscando enfraquecer o ânimo e a energia revolucionária da juventude, mesmo que para isso já contribua grandemente a condição miserável de vida que nos impõe. Afinal, fenômenos hostis como desemprego, a gravidez precoce, baixa educação, o pouco acesso a saúde e ao lazer, assim como a própria violência, dificultam a participação juvenil na medida em que fomentam o desencanto, levando o jovem a um sentimento de impotência em face da impossibilidade de mudar a própria vida e sociedade em que vive.


 


 


Hoje, com a eleição de alguns governos progressistas conquistamos mais espaços, possibilitando não apenas o debate democrático sobre as políticas públicas para a juventude, como também nossa participação na elaboração dessas políticas, não apenas como política de uma gestão que a próxima eleição pode fazer cessar, mas enquanto uma política permanente de estado.


 


 


Precisamos garantir nossos direitos, por isso é prioridade da União da Juventude Socialista a luta pela construção de uma política de juventude que aponte no sentido da radicalização da participação e da aprovação de propostas que venham de fato a melhorar nossa vida, nos tornando cidadãos e protagonistas do nosso presente, abrindo canais para o que o jovem se comprometa com a construção de uma nova realidade, um projeto que aglutine a diversidade da juventude e que seja respaldado pela vontade política do poder público, assegurando a efetivação desse projeto.


 


 


“O presente é tão grande, não nos afastemos muito, vamos de mão dadas” Carlos Drummond de Andrade


 


 



Propostas da União da Juventude Socialista:



Adequação das praças para a prática de esporte;
Criação de roteiros culturais para a juventude (podendo ser um convênio entre as escola e as regionais);
Criação de creches para jovens mães como incentivo de volta ao estudo;
Campanha contra a Redução da Maioridade Penal. (nas escolas, comunidades);
Criação de convênios entre prefeitura e empresas, para ingressar os jovens no 1º emprego;


 



“O homem coletivo sente a necessidade de lutar” – [Chico Science]


 



É para construir essa vida nova que te convidamos. A solidão não cabe para nós, pois vivemos a luta deste tempo – cruel sim, mas também desafiador. Juntos escreveremos a história desse novo Brasil que desejamos. Aqui, na União da Juventude Socialista, vão se encontrar as bandeiras vermelhas, verde-amarelas e os nossos anseios, nossa rebeldia, nossa solidariedade e a luta diária pelo socialismo. Não nascemos para o silêncio, nascemos para cantar e viver outra vida, melhor e mais justa. Assim será a república de trabalhadores que ajudaremos a construir. Nela estarão “os meninos e o povo no poder…”. Nela estará hasteada bem alta a bandeira do socialismo e, nas faces, estampada a nossa alegria.


 



Vem pra UJS, vem pra luta também!