Capacitação orienta sobre manipulação de alimentos em escolas municipais

Orientar sobre manipulação, armazenamento, higienização e produção de alimentos é um dos objetivos da capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Vigilância Sanitária do Município.

Participam 60 estagiários de Nutrição e Economia Doméstica das secretarias executivas regionais (SERs), distribuídos em duas turmas. Uma equipe formada por três engenheiras de alimentos da Vigilância Sanitária do Município ministra o curso.


 


 


A formação ocorre até a próxima sexta-feira (18), nos turnos manhã e tarde, no auditório da SME. Ao final da capacitação, os estagiários serão responsáveis por visitar as creches da rede municipal, a fim de orientar as merendeiras sobre a forma correta de manipulação da alimentação. As visitas servirão de base para a criação do Manual de Boas Práticas e Procedimentos de Operações Padronizadas (POPs). Cada manual irá conter um conjunto de regras que a creche deverá seguir durante a aquisição, armazenamento e utilização do alimento.


 


 


De acordo com Alcione Oliveira, assistente técnica da Vigilância Sanitária, durante a formação, os estagiários podem se aprofundar nos conteúdos da atual legislação de alimentos que trata da estrutura física dos locais de armazenamento, fornecimento e elaboração dos alimentos, higienização, abastecimento de água, entre outros.


 


 


Segundo o estagiário de Nutrição da SER-IV (Grande Parangaba), André Luís Costa, a formação é essencial para os estagiários conhecerem os procedimentos de utilização dos alimentos e aplicá-los de acordo com a legislação de segurança alimentar vigente. “Nós vamos aplicar esse conhecimento nas escolas para evitar qualquer tipo de problema com relação à alimentação”, disse o estagiário. O objetivo da SME é estender as visitas a todas unidades da rede.


 


 


Mais informações com a assessora de imprensa da SME, Débora Dias, no telefone 3433-3598.