PCdoB/RJ debate CTB e convoca plenária de filiados para 29/03
No dia 29 de janeiro, a nova Comissão Política do PCdoB/RJ realizou sua primeira reunião, que contou com a presença do Secretário Sindical Nacional, João Batista Lemos. A reunião foi ampliada, participando diversos dirigentes sindicais comunistas de vária
Publicado 31/01/2008 13:43
Batista apontou como desafios imediatos para a CTB a legalização formal – que deve ocorrer até março –, sua estruturação nos estados e a deflagração em todo país da campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário.
Os dirigentes comunistas fluminenses debateram medidas para acelerar o fortalecimento da Central no estado, entre elas indicando quadros sindicais para se dedicar prioritariamente à CTB.
Plenária massiva
A Comissão Política Estadual (CPE) debateu também a movimentação das forças políticas no estado visando às eleições 2008, ponto de debate apresentado pela presidente estadual, Ana Rocha.
As discussões centraram-se principalmente no quadro político da capital, onde a pré-candidatura de Jandira Feghali vai a cada dia ganhando mais densidade.
De acordo com as orientações da Comissão Política Nacional, decidiu-se convocar, para o dia 29 de março uma grande plenária estadual, para comemorar os 86 anos de fundação do PCdoB e debater os desafios políticos que os comunistas enfrentarão, principalmente a batalha eleitoral e em torno das bandeiras das seis reformas (política, tributária, agrária, urbana, educação e democratização da mídia).
A CPE aprovou ainda a proposta que será encaminhada à próxima reunião do Comitê Estadual sobre a composição das comissões auxiliares e do Fórum Estadual Permanente sobre a Questão da Mulher. Foi decidido também, formalizar a criação de duas novas secretarias: Secretaria do Trabalho Rural, tendo a frente Djalma Oliveira e a Secretaria da Questão Ambiental, tendo como secretário Sérgio Ricardo. Juana Nunes continua na coordenação do Coletivo de Cultura e Manoel Ferreira de Aguiar (Manolo) permanece à frente do CEBRAPAZ.
Leia também: PCdoB quer plenárias massivas pelo país em março e abril