Sem categoria

Para salvar Doha, Lula propõe encontro particular com Bush

Em conversa telefônica de cerca de 20 minutos com o presidente americano George W. Bush, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (29) novo encontro para discutir a Rodada Doha, em abril. Também pediu que Bush recebesse em audiênc

A crise econômica americana, tema da reunião ministerial do ano passado e da coordenação política de governo desta terça-feira, não foi tratada em nenhum momento na conversa entre os dois presidentes. 



Lula pediu muito, mas não conseguiu quase nada. O presidente brasileiro voltou a defender uma reunião política para tentar pôr um fim no impasse da Rodada Doha. Sugeriu um encontro com Bush em abril. O presidente americano avisou que estará na Romênia, mas avaliará sua agenda para ver se há possibilidade de um encontro com o brasileiro. 


 


Lula citou sua participação no Fórum de líderes empresariais Brasil-EUA, em novembro passado, como uma alternativa para que a iniciativa privada facilite o intercâmbio entre os dois países. Como o grupo estará em março nos Estados Unidos, Lula sugeriu que ele fosse recebido por Bush. O presidente americano limitou-se a pedir mais informações sobre o fórum, mas acha possível participar do encontro sobre biocombustíveis no fim do ano. 


 


Em relação à Bolívia, Lula pediu a prorrogação de um incentivo tributário concedido pelos EUA aos governos que combatem o narcotráfico e que beneficia, segundo o presidente brasileiro, 80 mil bolivianos, sobretudo mulheres. Bush gostou da idéia, mas lembrou que o benefício precisa ser aprovado pelo Congresso americano. 



Fonte: Valor Econômico