Sem categoria

Romney abandona luta por candidatura republicana

O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos Mitt Romney se retirou na quinta-feira (7) da campanha eleitoral, após os maus resultados obtidos nas primárias da chamada “super terça”.

O ex-governador de Massachussets venceu nesse Estado, assim como no Colorado, Alaska, Montana, Minnesota e Utah, mas ficou longe do senador John McCain.



O congressista do Arizona triunfou nos estados chaves de Nova York e Califórnia, que apontam grande quantidade de delegados para a convenção nacional do partido, encarregada de escolher o representante do partido nas eleições presidencias do país.



Mesmo à espera dos resultados definitivos da super terça (05) — quando 21 dos 50 Estados americanos votaram em seus pré-candidatos republicanos —, McCain já conta com 714 delegados, dos 1.191 que necessita para ter a nomeação de seu partido.



Muito atrás, com 181 delegados, aparece o ex-governador de Arkansas e ex-pastor Batista Mike Huckabee. O legislador texano Ron Paul conseguiu apenas 16 delegados até o momento.



Romney, ex-governador de Massachusetts, havia conseguido cerca de 286 delegados nas prévias —nas quais investiu mais de US$ 40 milhões (R$ 70 milhões) de recursos próprios.



“Não é uma decisão fácil para mim. Detesto perder”, disse Romney diante de milhares de republicanos que se reuniram nesta quinta-feira na Conferência de Ação Política Conservadora, em Washington.



Maior favorito



Senador pelo Arizona e veterano da Guerra do Vietnã, McCain, 71, deverá agora concentrar seus esforços nas primárias de Kansas, Louisiana e Washington, que serão realizadas no sábado (9), assim como nas eleições prévias do dia 4 de março, em Ohio e Texas.



O senador tentou nesta quinta responder às críticas de que não é um republicano conservador o suficiente diante dos cerca de seis mil presentes que participavam da Conferência, dos quais precisa do respaldo.



“Tivemos alguns desentendimentos, e nenhum de nós vai querer que isso continue”, disse o senador. “Mas mesmo em desacordo, e principalmente em desacordo, buscarei o conselho de meus companheiros conservadores”, afirmou McCain durante a reunião, uma boa oportunidade para o pré-candidato conquistar os conservadores céticos que o criticam.



“Se sou convencido de que meu julgamento é errado, eu o corrijo. Se me mantenho em minha posição mesmo depois de ter me beneficiado de seu conselho, espero que não percam de vista as muitas outras ocasiões em que estamos de acordo”, disse o senador.