Tribunal paraguaio legitima candidatura de Fernando Lugo
A candidatura presidencial do ex-bispo Fernando Lugo já tem caminho aberto para as eleições no Paraguai, que acontecerão dia 20 de abril, depois que o prazo para a apresentação de impugnações venceu nesta quinta-feira (7) à noite, segundo informaram porta
Publicado 08/02/2008 15:22
A possibilidade de impugnar Lugo foi mencionada há duas semanas por dirigentes do governante Partido Colorado, que consideram o candidato opositor ainda um bispo e, portanto, constitucionalmente impedido de se candidatar.
Lugo renunciou sua condição sacerdotal e episcopal perante a Igreja depois que foi suspenso “a divinis” pelo Vaticano devido ao seu envolvimento com a política.
Sua candidatura é apoiada pela Alianza Patriótica para a Mudança, integrada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), o principal da oposição, a Democracia Cristã e diversos grupos da esquerda do país, entre eles o Partido Comunista.
Segundo as últimas pesquisas, Lugo divide a preferência popular dos paraguaios com o ex-general Lino Oviedo, ambos com cerca de 20% das intenções de voto.
Da redação, com informações da Ansa Latina