Sem categoria

Após seis anos, PIB europeu volta a superar o dos EUA

Pela primeira vez desde 2001, a economia européia teve um melhor resultado que a dos Estados Unidos. Dados divulgados nesta quinta-feira (14) pela Comissão Européia apontam que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco econômico formado pelos

Para todos os 27 países do bloco europeu, a taxa de crescimento foi ainda maior que a americana, chegando a 2,9%.



Os dados, porém, deixam claro que as turbulências no mercado financeiro geraram uma queda acentuada no crescimento europeu no último trimestre do ano passado. Entre outubro e dezembro, o crescimento na zona do euro foi de apenas 0,4%. A taxa foi bem menor que o crescimento registrado no terceiro trimestre de 2007, quando a crise nos mercados financeiros ainda não tinha se manifestado. Naqueles três meses, a alta foi de 0,8%.



Na Alemanha e França, as maiores economia da Europa, o crescimento foi ainda menor e atingiu apenas 0,3% no quarto trimestre do ano passado. A zona do euro é responsável por 15% do PIB mundial e conta com cerca de 310 milhões de habitantes.



De acordo com a Eurostat, divisão de estatísticas da UE, tudo indica que o crescimento da economia do bloco econômico europeu atingiu seu pico em 2007. Para 2008, a expectativa é de um crescimento de apenas 2%, pois a alta nos preços de energia e de alimentos atingiu diretamente a capacidade de consumo dos europeus. Já o setor privado vem se queixando de que a valorização do euro em relação ao dólar começa a afetar as exportações do bloco.



Fonte: Agência Estado