Sem categoria

Relação dívida/PIB é a menor no país desde 1998

O aperto fiscal feito pelo conjunto formado por governo federal, estados, municípios e estatais bateu recorde em janeiro e ajudou a reduzir a relação entre dívida pública e PIB (Produto Interno Bruto) para o nível mais baixo em nove anos. A maior arrecada

Segundo dados do Banco Central, o setor público acumulou um superávit primário –economia feita para o pagamento de juros – de R$ 18,662 bilhões no mês passado, o maior resultado já registrado em um mês de janeiro desde o início da série estatística do BC, em 1991.



Com o auxílio do superávit primário recorde, a relação entre dívida e PIB caiu de 42,8% em dezembro para 42,1% em janeiro, nível mais baixo desde dezembro de 1998.



“Foi um resultado muito positivo”, disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes. “Um dos motivos é o dinamismo da economia, que tem gerado uma arrecadação [de tributos] expressiva.”



Além disso, afirmou Lopes, a demora do Congresso em aprovar o Orçamento da União deste ano reduz o ritmo de gastos do governo federal, já que algumas despesas não podem ser efetuadas antes dessa votação.



“Normalmente o ano começa com resultados muitos positivos e, com o passar dos meses, alguns ajustes vão sendo feitos. Isso se intensificou agora por causa da não-aprovação do Orçamento”, disse Lopes.



Fonte: Folha de S.Paulo