Da base governista à oposição, políticos prestigiam Aldo
Uma grande e diversificada festa marcou os 30 anos de vida pública do deputado federal do PCdoB/SP, Aldo Rebelo, neste sábado, 1º de março, em São Paulo. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas foram prestigiar o comunista. Entre elas, alguns dos pri
Publicado 01/03/2008 00:13
O povo tomou as instalações do CMTC Clube para participar da comemoração. Grupos de forró abriram os festejos por volta das 11 horas, com repentes feitos em homenagem ao alagoano de Viçosa. Aos poucos, foram chegando personalidades políticas, sindicais, dos movimentos sociais, dos esportes e do mundo artístico. Aldo transita bem nos mais variados setores da sociedade. Prova disso foi que a festa reuniu gente que ia da base governista à oposição; do pagode ao rock; do tênis de mesa ao futebol; dos mais abastados aos mais populares.
Entre os presentes estavam os ministros José Múcio Monteiro (Coordenação Política) e Orlando Silva (Esportes); o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE); os deputados Ciro Gomes (PSB/CE); José Eduardo Cardoso (PT/SP), Henrique Fontana (PT/RS), Michel Temer (PMDB/SP); Ibsen Pinheiro (PMDB/RS); Jô Moraes (PCdoB/MG), Renildo Calheiros (PCdoB/PE); Manuela D’Avila (PCdoB/RS); Perpétua Almeida (PCdoB/AC), Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM); José Carlos Aleluia (DEM/BA) e Rodrigo Maia (DEM/RJ); Sarney Filho (PV/MA); Arnaldo Jardim (PPS/SP).
Também compareceram, entre outros, os governadores Cid Gomes (CE), Aécio Neves (MG), José Serra (SP), Eduardo Campos (PE) e José Roberto Arruda (DF); os prefeitos de Nova Iguaçu, Lindberg Farias; de Olinda, Luciana Santos; de São Paulo, Gilberto Kassab e de Manaus, Serafim Correa; dirigentes do PV, como seu presidente, José Luiz Penna; do PCdoB, Renato Rabelo; do PMN, do PRB e do PPS.
Dos movimentos sociais figuraram nomes como Lúcia Stumpf, presidente da UNE; Wagner Gomes, presidente da CTB; o presidente da Força Sindical e deputado Federal Paulo da Silva, o “Paulinho da Força”; Antônio Neto, da CGTB e Roberto Santiago, da UGT. Do mundo artístico, os cantores Netinho e Nasi (ex-Ira), ambos do PCdoB, e o locutor Osmar Santos. Dentre os esportistas, o mesa-tenista e medalhista do Pan, Hugo Hoyama; a bandeirinha Ana Paula Oliveira e Wladimir, nome histórico do Corinthians. Embaixadores e lideranças de diversas frentes também se fizeram presentes e inúmeras mensagens foram enviadas, como a do vice-presidente da República, José Alencar, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A diversidade demonstrou a amplitude do diálogo político mantido por Aldo ao longo dessas três décadas de vida pública. O comunista foi presidente da UNE, passou pela Câmara Municipal paulistana, chegou à Câmara federal, passou pelo governo da República – quando foi ministro da Coordenação Política – e retornou ao Congresso, onde exerce seu quinto mandato como deputado federal.
Em breve, o Vermelho publica matéria dando mais detalhes sobre o evento. Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento.
De São Paulo,
Priscila Lobregatte