Sem categoria

UE, Inglaterra e Brasil não alteram suas taxas de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 11,25% ao ano, pela quarta vez consecutiva. A decisão, unânime e sem viés, veio acompanhada de uma pequena alteração no tradicional comunicado divulgado após a reunião

No caso do BCE, a decisão manteve a taxa de juros dos 15 países que formam a zona do euro em 4%, patamar mantido desde junho de 2007. Na Inglaterra, a taxa ficou em 5,25%.



Em Brasília, a mudança foi a inclusão da palavra “atentamente” ao texto da reunião de janeiro. “Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 11,25% ao ano, sem viés. O Comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.”



Diante da sutil mudança, os economistas não descartam o início do ciclo de aperto monetário a partir da próxima reunião, em abril. O cenário deverá ficar mais claro a partir da quinta-feira que vem, quando o BC divulga a ata da reunião desta quarta-feira (5).



Da redação, com agências