Sem categoria

Adiada votação das centrais sindicais

Ficou para a próxima terça-feira (11) a apreciação do projeto de lei que trata do reconhecimento das centrais sindicais e que trouxe à Brasília, esta semana, líderes sindicais para um trabalho de corpo-a-corpo com os deputados pela aprovação da matéria

Segundo o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), Wagner Gomes, o adiamento não deve alterar a disposição dos trabalhadores de pressionar a Câmara pela manutenção da redação da matéria sem a emenda anti-sindical aprovada na primeira votação. “Esta emenda contraria os interesses dos trabalhadores porque serve de instrumento para o patronato pôr a faca no pescoço do movimento sindical com o objetivo de asfixiá-lo financeiramente”, explica Wagner Gomes.


 
O projeto, além de reconhecer as centrais sindicais como entidades de representação geral dos trabalhadores, especifica atribuições, prerrogativas e critérios para a participação em fóruns e conselhos públicos.



Em sua primeira passagem pela Câmara, foi aprovada emenda exigindo a autorização explícita do trabalhador para o desconto em folha de pagamento da contribuição obrigatória. O Senado rejeitou essa emenda e a expectativa é que a Câmara mantenha a rejeição diante do compromisso de envio, pelo Poder Executivo, de um projeto de lei regulamentando a contribuição sindical.