Metalúrgicos de Carlos Barbosa e Garibaldi criam seus próprios sindicatos

Na última quinta-feira (28) os metalúrgicos de Carlos Barbosa se reuniram em Assembléia Geral que aprovou a criação de um sindicato no município para a categoria. Na sexta-feira (29), foi a vez dos metalúrgicos de Garibaldi aprovarem a sua entidade de

Nas assembléias foram eleitas as direções provisórias dos dois sindicatos para os próximos dois anos. Neste período, será feito o pedido de registro definitivo das entidades no Ministério do Trabalho. Com as entidades registradas, uma nova eleição será realizada nos sindicatos, agora independentes, mas que continuarão com o apoio do Sindicato de Caxias do Sul.


 



A criação dos dois sindicatos fortalece a união dos trabalhadores em cada um dos municípios, que até agora foram bases de Caxias do Sul. “A base sempre cumpriu com o seu dever, que é lutar pelos direitos da categoria, mas daqui para frente os trabalhadores vão dar a sua contribuição para fortalecer ainda mais a sua entidade de classe”. – Avalia o Secretário Geral do Sindicato de Caxias do Sul, Antônio Carlos Santos, o Tonhão.


 



Apoio dos metalúrgicos de Caxias do Sul


 



O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul continuará respondendo legalmente pelas bases de Carlos Barbosa e Garibaldi até que saia o registro definitivo das entidades no Ministério do Trabalho, mas segundo a direção dos metalúrgicos de Caxias, os dois municípios continuarão tendo o apoio nas lutas necessárias para garantir todo e qualquer direito da categoria.


 


 


Na Assembléia de Carlos Barbosa, o presidente dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, comparou a criação dos sindicatos com o nascimento de um filho. “Quando um filho nasce, não o abandonamos. Nós o ajudamos a engatinhar, a caminhar e damos todo o suporte necessário para que ele cresça forte” – explica Melo.


 


O vice-presidente do Sindicato de Caxias, Leandro Velho, também garantiu o apoio dos metalúrgicos de Caxias em Garibaldi. “Podem ficar tranqüilos, ainda temos muitos desafios para enfrentar juntos”. – Falou Velho, dirigindo-se aos trabalhadores presentes na assembléia.


 



Presidentes Eleitos


 



Todson Marcelo Andrade, 26 anos, foi eleito presidente do Sindicato de Carlos Barbosa. Andrade é casado, tem um filho, e participa de atividades sindicais há 4 anos.


 



Em Garibaldi, os trabalhadores elegeram por unanimidade João Alberto Alfonso Ramos, 38 anos, como o primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de do município. Ramos é casado e pai de três filhos, trabalha há quatro anos na empresa Simonaggio e cursa Pedagogia na Fervi/UCS.


 



Logo após a eleição, o presidente falou que tem como objetivo fazer com que os trabalhadores conheçam a realidade do Sindicato. Ele disse estar tranqüilo, apesar da grande responsabilidade que assumiu, pois sabe que pode contar com o apoio da direção do Sindicato de Caxias. “A minha meta e trabalhar em conjunto com os demais trabalhadores para que possamos encontrar as soluções para os problemas que acontecem lá no chão da fábrica”. – Pondera João Alberto.


 



Direção do Sindicato de Carlos Barbosa


 


Presidente: Todson Marcelo Andrade – Irwin
Vice-presidente: Darcy de França – Aposentado
Secretário Geral: Vanderlei José Werner – Tramontina S.A.
Tesoureiro Geral: Volnei Antônio Machado da Cruz – Irwin
2º Secretário: Sidinei Radke – Irwin


 


Direção do Sindicato Garibaldi


 


Presidente: João Alberto Alfonso Ramos – da empresa Simonaggio;
Vice-presidente: Rodrigo Arnaldo Brun – Tramontina Garibaldi
Secretário Geral: Derli da Rocha – Telasul
1º Secretário: Adriano Nocolette – Tramontina Garibaldi
2º Secretário: Paulo Ricardo Chaves da Silva – Telasul
Tesoureiro Geral: José Claudemir da Silveira – Metalúrgica Fontana
1º Tesoureiro: Volmir de Mello Strib – Tibre
Suplente: Valmor Batista Ribas – Aposentado
 
 
 


 
Assessoria de Imprensa