PCdoB/RN filia Articuladora Territorial Eleonora Barreto
Potencializar a participação das mulheres na vida partidária e na vida política. Assim está sendo consolidada a posição do PCdoB e seu empenho diante das questões emancipacionistas. É hora de colocar em prática as idéias debatidas ao longo dos últimos ano
Publicado 20/03/2008 18:02 | Editado 04/03/2020 17:08
Para Eleonora, o PCdoB apresenta-se como uma alternativa avançada de militância política. Com experiência acumulada de 15 anos de luta pelo Desenvolvimento Sustentável do Território do Trairí, ela acredita que sua filiação vem somar ao trabalho que vem desenvolvendo na região. “Aumentamos a atuação nos movimentos sociais, mas queremos avançar na conquista de um novo patamar da vida das mulheres, garantindo maior participação política das mulheres nos espaços de poder”, ressaltou Eleonora.
“A filiação de Eleonora é uma grande vitória para o PCdoB, tanto na Região do Trairí, como no Estado do Rio Grande do Norte, porque vem de encontro com a Política emancipacionista do partido, que busca dar mais visibilidade ao papel da luta política da mulher. E a história de Eleonora é a história de uma mulher comprometida com a transformação da sociedade, com o foco no homem do campo, e que ajudou a projetar lideranças na Região. Queremos, agora, que ela seja protagonista, conferindo mais visibilidade político-eleitoral ao Partido nas eleições de 2008”, destacou o Presidente Estadual do Partido, Antenor Roberto.
O Partido quer aproveitar o momento de ousadia, com uma atuação mais protagonista do PCdoB e superar a subestimação do papel da mulher, fazendo com que a questão seja encampada por todo partido. “Queremos sobrelevar a participação da mulher na vida partidária, conferindo ao próprio partido a condição de pólo dinâmico e irradiador dos valores avançados do emancipacionismo”, esclareceu o Vice-Presidente do Comitê Estadual, Canindé de França.
O PCdoB luta, no Rio Grande do Norte, como vem fazendo nesta fase atual de sua estratégia política em todo país, para dar maior protagonismo político ao Partido Comunista, procurando crescer num processo eleitoral, mas com uma agenda de estruturação. O Partido vem de um processo acelerado de ampliação de suas fileiras com muitos êxitos em 2007. E esse fluxo deve permanecer em 2008, com maior número de filiações e o esforço de aglutinar quadros coesos, organizados na estrutura partidária, na perspectiva de centralizar a ação de todo o partido em bases democráticas e comprometendo toda sua energia e personalidade para atuar de modo mais consciente na luta. E é com esse intuito que o Partido dá as Boas Vindas a mais 46 novos Camaradas. A perspectiva é que este número chegue a 86, somente no Território do Trairí, até dia 25 de março, quando o PCdoB completa 86 anos.
Uma demonstração da força de um partido politicamente amplo e vinculado aos trabalhadores, mulheres e jovens, que vem sendo procurado, cada vez mais, por centenas de lideranças populares interessadas numa alternativa de atuação política organizada e consciente. A expectativa é congregar a experiência de militantes históricos à garra e às contribuições trazidas por novas lideranças.
Para Canindé de França, a construção do projeto eleitoral ousado exige do PCdoB a construção de uma política de quadros capacitados politicamente. “Estamos abrindo espaço para a participação ampla de militantes, filiados e simpatizantes, e incorporando novas lideranças na vida partidária. O PCdoB precisa aparecer como uma alternativa para o povo, com seu projeto próprio”, acrescentou.
“As feministas emancipacionistas, reunidas neste ato de filiação de dezenas de mulheres, oriundas dos mais diferentes segmentos sociais, são marcas de resistência peculiar as comunistas na história política do Brasil e tão presente na singular história da vida pessoal e social da Camarada Eleonora Barreto. Não poderia ter sido mais significante para o PCdoB realizar a campanha pela participação política e mais poder às mulheres, promovendo eventos políticos da natureza do qual está realizando”, Lucinete Costa, coordenadora da Secretaria de Mulheres do PCdoB/RN.
Prestigiaram o ato o Presidente Estadual do Partido, Antenor Roberto, o Vice-Presidente do Comitê Estadual e Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, o Pré-candidato a Prefeito do município Senador Eloi de Souza pelo PCdoB, Wilson Tavera; o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Caicó, Roberto Germano (PCdoB); o Presidente do Comitê Municipal do partido de Japi e Secretário municipal de Agricultura, Jussier Varela; o Vice-prefeito de Campo Redondo e pré-candidato a prefeito pelo PR, Carlinhos de Apodi; o Presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Macaíba, Artur Mesquita; o candidato à Presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Currais Novos, Chicão (PCdoB); Representante da CTB e Presidente do Sindicato dos Correios, Moacir Soares (PCdoB); presidente do PCdoB no município de Lajes e articulador Sindical, João Simplício; Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Currais Novos, Chacom; coordenadora da Secretaria de Mulheres do PCdoB/RN, Lucinete Costa; Representante da Associação Potiguar das Escolas Famílias Agrícolas do RN – APEFA, Alvanira Pontes; Presidente do Comitê Municipal de Santa Cruz, Valdo Teodósio; Dirigente Estadual do Partido, Miriam Estevam; Presidente da UNEGRO no RN, Valdemir Sales; Vice-Presidente Estadual da UJS, Joseilson Ferreira; dirigente do PCdoB em Caicó, Almir Filho; vereador e presidente do PCdoB em Ouro Branco, Junior Nogueira; além, de vereadores de vários municípios que integram o Território Trairí, lideranças comunitárias, amigos e simpatizantes do Partido Comunista do Brasil.
De Natal, Jana Sá.