A HORA E A VEZ DO PCdoB DE LINHARES NO ESTADO DO ES
Sempre visto e tratado pelas lideranças locais como algo inexpressivo e sem valor político, sendo procurado apenas nos períodos eleitorais para ser apenas “mais uma sigla” a acrescentar tempo nas propagandas de rádio e TV, o Partido Comunista do Brasil
Publicado 23/03/2008 20:20 | Editado 04/03/2020 16:43
Historicamente conhecida como uma cidade de administrações truculentas, em que o autoritarismo e o centralismo administrativo, associados à falta de transparência no emprego do dinheiro público, imperam no sentido de favorecimento de pequenos grupos econômicos “amigos do prefeito”, Linhares, município do norte do estado do ES, finalmente terá a oportunidade de debater concretamente a realidade do seu povo sem desvios nem disfarces.
Os pontos principais abordados no projeto eleitoral do PCdoB são a justa distribuição das riquezas municipais de forma que atenda às principais necessidades de todo o aglomerado populacional, definidos através de consultas populares, num exemplo inédito de administração popular e democrática, com a inequívoca consciência na transparência de onde e como será aplicado o montante do dinheiro público.
Outro aspecto importante a ser tratado será a forma como o partido conduzirá a campanha. Como de costume, espera-se que as outras candidaturas se limitem apenas às trocas de acusações que tanto confundem o eleitorado, enquanto ao PCdoB foi dado o insofismável papel de elevar o nível dos debates. Caberá aos comunistas o firme propósito de discutir e propor ações concretas de resolução dos problemas até então relegados ao esquecimento pelos últimos administradores, que tem se revezado no poder por vários anos, sem nada de concreto terem feito.
Andando pelos bairros mais pobres, dá para se perceber o quanto estamos carentes de políticas sociais de saneamento básico, educação, cultura, lazer, e desenvolvimento sustentável, ecologicamente correto, entre outras necessidades urbanas.
Roberto Cordeiro não é apenas mais um nome que se apresenta com o propósito de governar a cidade de Linhares, mas um valoroso ícone político que se compromete com a irredutível responsabilidade de construir as necessárias transformações a que tanto esperamos com o compromisso de governar para todos os cidadãos e cidadãs da municipalidade.
* Dorian da Silva Costa é professor e presidente do PCdoB de Linhares.