Vitória (ES): pesquisa mostra pré-candidato do PCdoB em terceiro
Na primeira pesquisa realizada após o anúncio de sua candidatura, o jornalista e ex-vereador do PCdoB, Namy Chequer, aparece em 3º lugar na consulta estimulada realizada pelo instituto Futura para a disputa na capital capixaba.Os dados foram publicados na
Publicado 30/03/2008 10:25
A pesquisa ouviu 603 eleitores na cidade de Vitória. Na simulação sem o nome do ex- prefeito e deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), o candidato comunista aparece com 3,2% das intenções de votos, atrás do prefeito João Coser (PT), com 60% e do vereador Luciano Rezende (PPS) com 17,9%. Atrás de Namy Chequer ficam o deputado federal Carlos Manato (PDT), com 0,8%, o candidato do PSDB, Paulo Ruy Carnelli, com 0,7% e o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Pereira de Araújo (PSOL), o Carlão, com 0,3%. Luiz Paulo já afirmou que não será candidato.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Coser atinge 29,7 %. Os outros pré-candidatos não ultrapassam 1%.
A pesquisa mediu a rejeição estimulada dos candidatos. Carlão lidera a rejeição, com 34,2%. Em segundo ficou Namy Chequer, com 25,4%. Manato ficou com 23,7%. Já 23,1% dos entrevistados responderam que não votariam em Paulo Ruy em “nenhuma hipótese”.Luciano Rezende tem 14,1% e Coser teve a menor rejeição entre todos os candidatos, com 11,4%.
Pesquisa tem confiabilidade de 95%
A pesquisa do Instituto Futura foi realizada nos dias 25 e 26 de março e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa tem grau de confiabilidade de 95%. As entrevistas foram feitas face a face com o eleitor, respeitando os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais de sexo, idade e região de moradia, tendo como unidade respondente o morador de Vitória. A pesquisa é de responsabilidade do economista José Luiz Orrico, do cientista político João Gualberto Moreira Vasconcellos e da estatística Fabíola Miranda Rondow. Está registrada no cartório eleitoral da 32ª Zona do município de Vitória, sob o número 000.038. A Futura foi contratada pela Rede Gazeta para realizar a pesquisa.
Fonte: A Gazeta.