Estudo defende Manaus como Hub do Norte

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, receberá nesta terça (01), às 16h30, no seu gabinete em Brasília, um estudo de viabilidade técnica e econômica que aponta Manaus (AM) como a melhor capital Hub da região

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), entusiasta da proposta e articuladora da reunião com o ministro, disse que a concretização do projeto é fundamental para o incremento do turismo no Estado e na Amazônia. Segundo ela, a capital amazonense leva vantagens sobre Belém por estar melhor localizada geograficamente para receber vôos norte-americanos e caribenhos.


 


Além disso, defende a parlamentar, Manaus ocupa o 11º lugar contra o 12º de Belém no ranking de chegada de turistas internacionais, segundo os indicadores estatísticos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Como portão de entrada, por exemplo, o Amazonas recebeu 32.744 turistas internacionais em 2006, um crescimento de 58,74% em relação a 2005. No mesmo período chegaram ao Pará 15.484 turistas estrangeiros, isto é, um número menor do que foi registrado em 2005 (20.694).


 


Outra vantagem, destacada pela deputada, é que o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui a pista considerada a mais segura do Brasil. “Somados todos esses diferenciais ao investimento de R$ 200 milhões que precisamos fazer nos terminais de passageiros possuímos todas as condições para ser a capital Hub, melhorando inclusive a integração da região com o resto do país”, disse a parlamentar.


 


Em setembro do ano passado, acompanhada da presidente da AmazonasTur, Oreni Braga, a deputada discutiu a transformação de Manaus em centro de distribuição de vôos com o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior. Na ocasião, ele disse que a capital amazonense possui não só vocação geográfica, mas também econômica de se transformar em Hub, “facilitando a ligação do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil com a América do Norte”.


 


Todos os parlamentares da bancada do Amazonas estão sendo convidados para a reunião que também terá a presença de Oreni Braga, responsável em apresentar o estudo ao ministro.


 


 


Gabinete da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB)



Assessoria de Imprensa