MME diz que fusão de companhias está em estudo
O Ministério das Minas e Energia (MME) comunicou que o processo de fusão entre as companhias energéticas federalizadas na região Norte está sendo examinado de forma preliminar e que o estudo feito pela Elet
Publicado 01/04/2008 10:52 | Editado 04/03/2020 16:13
O Ministério das Minas e Energia (MME) comunicou que o processo de fusão entre as companhias energéticas federalizadas na região Norte está sendo examinado de forma preliminar e que o estudo feito pela Eletrobrás até o momento é “muito incipiente”.
Com isso, a pasta alega que pouco pode contribuir nesta terça (01), às 14h, no Plenário 15, com os debates da audiência pública que debaterá o tema na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, em conjunto com a Comissão de Minas e Energia.
O comunicado, feito a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que propôs a realização da audiência, vai contra as perspectivas que estão sendo debatidas nos estados da região. No Amazonas, por exemplo, segundo a parlamentar, é dado como certa a incorporação da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) pela Manaus Energia, o que resultará na criação da Eletromazon (Energia do Amazonas).
Segundo a deputada, também estaria programada em breve a transferência da recém criada Eletromazon da condição de subsidiária das Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte) para o controle direto da Eletrobrás. “Isso traria sérios prejuízos ao setor elétrico do Estado, porque a Eletrobrás não possui corpo técnico para atender demandas como condução técnica, elaboração de projetos e na modernização do sistema da nova companhia”, alegou.
Outro problema, apresentado pelo sindicato dos urbanitários, é que ao passar para o controle da Eletrobrás a nova companhia estaria a um passo da privatização, uma vez que tanto a Ceam quanto a Manaus Energia estão relacionadas no Plano Nacional de Desestatiuzação (PND).
A deputada Vanessa explicou que o comunicado também informa que o ministro do MME, Edison Lobão, não poderá comparecer a audiência por estar em missão oficial no México. Mesmo assim um representa do ministério será enviado para representar o ministro.
Já estão confirmados para a audiência os representantes Companhia Energética do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Manaus Energia, Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Amazonas (STIU).
Gabinete da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB)
Assessoria de Imprensa