Partido de Mugabe tem estreita vantagem sobre oposição
O partido do presidente Robert Mugabe está na frente da apuração das eleições realizadas no último sábado (29) em Zimbábue, à frente do opositor Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês), na disputa por vagas na Assembléia Nacional do
Publicado 01/04/2008 12:08
Apurados 109 distritos eleitorais de 210 no total até o momento, o partido governante União Africana Nacional do Zimbábue — Frente Patriótica (ZANU-PF, na sigla em inglês) obteve 53 assentos, enquanto o MDC chegou a 51.
Outras cinco cadeiras foram vencidas pela organização dirigida por Arthur Matumbara, que é uma fração do MDC.
As eleições em Zimbábue para eleger presidente, deputados e governo regionais ocorreram no último sábado, com a participação de cerca de seis milhões de pessoas com direito a voto.
A lentidão em revelar os resultados ocorre, segundo o titular da Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC), George Chiweshe, por causa do fato de tratar-se de uma “operação gigantesca”.
Até agora a ZEC não divulgou nenhum resultado sobre a apuração da disputa presidencial, cargo ao qual aspiram Robert Mugabe, em fim de mandato, e o titular do MDC, Morgan Tsvangirai, além do independente Zimba Makoni.
O grupo de Tsvangirai anunciou hoje em Harare que está na dianteira da eleição, com 30 pontos percentuais na frente de Mugabe.
A demora em revelar os resultados causa tensão, já que os opositores alegam que “se prepara uma manobra fraudulenta”.