Lançada pré-candidatura de Flávio Dino à prefeitura de São Luís
Cerca de 600 pessoas participaram ontem à noite da Plenária do PCdoB em São Luís, que lançou a pré-candidatura do deputado Flávio Dino à prefeitura da capital maranhense. Bandeiras vermelhas, hinos e palavras-de-ordem de campanha p
Publicado 05/04/2008 10:47 | Editado 04/03/2020 16:48
Cerca de 600 pessoas participaram na quinta-feira, 03, da Plenária do PCdoB em São Luís que lançou a pré-candidatura do deputado Flávio Dino à prefeitura da capital maranhense. Bandeiras vermelhas, hinos e bordões de campanha puxados pela juventude socialista e o entusiasmo dos militantes que contagiou a todos os palestrantes marcaram o ato, que foi realizado no Sindicato dos Bancários de São Luís e contou com as presenças do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e do secretário nacional de Organização do partido, Walter Sorrentino.
Para Flávio Dino, foi uma largada forte e definitiva. “Se tinha alguma dúvida sobre minha candidatura ou sobre a vitória dela, elas acabaram esta noite”, revelou ele, em discurso emocionado. “Estou convicto de que vamos ganhar essas eleições, porque temos os melhores aliados, os melhores programas para desenvolver nossa capital, estamos começando a luta já em abril e também porque todos que estão conosco estão porque acreditam, espontaneamente. E quando a gente acredita, a gente luta”.
O senador Inácio Arruda afirmou que Flávio Dino, em função de seu perfil e trajetória profissional e de vida, tinha condições de ser eleito por qualquer outra legenda nas eleições anteriores. “Mas ele escolheu o PCdoB, que é justamente um partido que prioriza a comunhão, o partilhar, o que muito nos orgulha. Eleito, ele é hoje uma liderança incontestável no Congresso, destacadíssimo, respeitado e admirado por todos por seu conhecimento, habilidade política e facilidade no trato com as pessoas. Daí porque, quando me perguntam por que vamos abrir mão dele na Câmara para uma disputa periférica, só tenho uma resposta: porque São Luís merece o melhor, merece, portanto, Flávio Dino”.
Walter Sorrentino também reforçou o destaque alcançado pelo deputado maranhense em apenas um ano de mandato, revelando que nesse curto período ele já chegou à principal comissão da Câmara, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), tornando-se fonte de consulta iindispensável para os demais parlamentares. “Flávio Dino é hoje um ponto luminoso no mapa político do PCdoB e de todos os setores progressistas do país”, avaliou.
ALIANÇA POR SÃO LUÍS
Outros apoios importantes vieram da participação no ato, inclusive com discursos em nome das legendas, de representantes do PSB (a presidente, do diretório municipal, Helena Duailibe), do PCB (Benedito de Jesus Santos, do comitê central do partido) e também do PT (o presidente do diretório municipal, Fernando Magalhães). Os dois primeiros haviam lançado à tarde com o PCdoB o manifesto “São Luís unida, progressista e popular”, visando discutir uma aliança político-eleitoral para a apresentação de candidatos a prefeito, vice e vereadores da capital. O PT apoiou a iniciativa mas só definirá sua participação na aliança no dia 27, quando decide se apresentará candidatura própria ou não à Prefeitura.
Helena Duailibe reforçou que o partido acredita que somente unida a esquerda conseguirá crescer e trabalhar em prol de um governo municipal pelo melhor para São Luís. “É bonito viver quando a gente sonha e tem certeza de que vai conseguir realizar o nosso sonho, e é isso que nós do PSB estamos sonhando hoje”, disse ela. Benedito Santos elogiou a forte militância do PCdoB no ato: “Ela começa a assumir seu verdadeiro papel desde agora, quando faltam mais de seis meses para a eleição, e ganhar as ruas desde agora será decisivo para vencermos esse pleito”.
Já Fernando Magalhães afirmou que o PT também está nessa discussão da esquerda por São Luís e que, caso a decisão do partido seja por disputar a prefeitura via a aliança proposta ontem, apoiará o candidato que for escolhido. “Se for o PCdoB, com certeza ficaremos muito felizes com o partido e Flávio para governar São Luís”, assegurou.
A Plenária também lançou os 34 pré-candidatos a vereador pelo PCdoB, apresentados pelo presidente do Comitê Municipal do partido, Márcio Jerry. “Essa vitória que estamos construindo hoje com os demais partidos de esquerda será costurada no dia-a-dia, com paixão, pelas mãos e corações de todos que aqui estiveram hoje. Vamos pintar São Luís com o 65!”. O presidente do diretório estadual do PCdoB, Gerson Pinheiro, reforçou: “Estamos nos colocando como protagonistas dessa luta, para dar continuidade a ela em um novo patamar – depois de apoiar Jackon Lago para o governo do estado e Tadeu Palácio para a prefeitura municipal, agora queremos juntos construir uma São Luís melhor”.
(Márcia Quadros)