Gestão comunista em Aracaju é aprovada pela população

“Aracaju vive um momento de desenvolvimento sustentável e está preparada para o futuro”. Com essas palavras, a deputada estadual Tânia Soares (PCdoB-SE) definiu a administração do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Segundo a parlamentar, o governo

No quesito obras, o município tem investido em diversos pontos da cidade. Recentemente, o prefeito inaugurou uma grande construção urbana: o viaduto Jornalista Carvalho Déda, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA).


 


Tânia afirma que a inauguração do viaduto simboliza o crescimento sustentável. “Ele resolve um problema de trânsito, com a perspectiva para o futuro. E tem sido assim na administração de Edvaldo”.


 


Um ponto destacado pela deputada é a descentralização dos investimentos. A parlamentar informa que os recursos enviados a Aracaju, pelo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), estão sendo destinados a dois bolsões de pobreza. “Em vez de fazermos obras pequenas para contemplar toda a cidade, a prefeitura está investindo nos bairros Santa Maria e Coqueiral”, diz Tânia.


 


“Mas se o Santa Maria e o Coqueiral são prioridades claras, em nenhum momento, a Prefeitura esqueceu o resto da cidade. Continuamos a cuidar de Aracaju, mantendo o princípio basilar de nossa administração de governar para todos, dando prioridade aos mais pobres, justamente aqueles que mais precisam da atuação do poder público” fala Tânia.


 


O resultado, segundo a comunista, é que as residências em situação de risco estão mudando, melhorando, assim, a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras. “Dar condição de dignidade e de vida, num bairro com casas, postos de saúde, escola, sistema viário. Com toda infra-estrutura urbana que há em outros bairros centrais da capital”, ressalta a deputada.


 


Em 2007, a prefeitura atingiu a marca de cerca de 60 quilômetros de ruas asfaltadas em toda a cidade, incluindo aí 23 quilômetros de ruas do centro. As obras forma feitas com asfalto de qualidade, o que não dispensou em muitos momentos obras de fresagem, para garantir a durabilidade do recapeamento asfáltico.


 


Obras em todos os bairros da cidade, com investimentos próprios, estão sendo feitas. Um exemplo disso são as 14 novas praças em diversos bairros, que estão em fase de construção. “Junto a isso, a arte e a cultura em todos os bairros não foi esquecida. A Fundação de Cultura chega no bairro antes, detecta quais são as suas vocações e seus artistas. Depois disso, são feitos os atos culturais com os próprios artistas da localidade. Isso dá uma sensação de pertencimento e de ralação com a cidade”, fala a comunista.


 


Quilômetros de ciclovias foram inaugurados. “Em Aracaju e nos demais estados do país, o setor econômico hoje mais dinâmico é a construção civil e os trabalhadores deste setor utilizam bastante bicicleta. Eles moram em bairros distantes e utilizam bastante a bicicleta como meio de transporte. Com esse sistema viário, você vê muitos deles usando bicicleta”, comemora Tânia, acrescentando que o meio ambiente também ganhou com isso.


 


Outras realizações


 


A meta deste ano é capacitar 2.400 pessoas com os cursos profissionalizantes ofertados pela Fundação Municipal de Trabalho e Renda (Fundat). Além disso, até o fim do ano, serão inaugurados mais dois empreendimentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), beneficiando centenas de famílias. Também será implantado um programa de moradia para aposentados com renda de até dois salários mínimos.


 


O hospital da Zona Sul será ampliado e três Unidades Básicas de Saúde serão construídas na Jabotiana, no bairro Luzia e no Getúlio Vargas. A Prefeitura também vai concluir o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Zona Norte, inaugurar um Centro de Saúde do Trabalhador e implantar mais duas Farmácias Populares.


 


Novo ciclo


 


Em Sergipe, um novo ciclo político apresenta-se. Depois de 40 anos, o bloco democrático e progressista chegou ao Governo do Estado, sob a direção do Governador Marcelo Déda. Reconstruindo o Estado, buscando a inclusão social, universalizando direitos e implantando novo modelo de desenvolvimento sustentável.


 


Tânia acha que Edvaldo assumiu a Prefeitura diante de um quadro desafiador: uma cidade e uma administração em franco progresso e avanço, que fez da cidade um laboratório privilegiado para as mudanças que agora começam no Estado.


 


Nos dois anos em que Edvaldo está na administração da cidade, o prefeito aumentou as realizações do seu antecessor, Marcelo Déda, com os indicadores de qualidade de nossos serviços, melhorando o nível de crescimento da cidade e avançando, sempre em busca de mais qualidade de vida para todos.


 


Isso é comprovado hoje pelos cidadãos. A cidade avançou no alto nível de qualidade dos serviços e obras públicas. O município atravessa um maravilhoso ciclo de desenvolvimento e avanço dos últimos tempos, nos mais variados setores da vida municipal.


 


As pesquisas mostram que o prestígio dessa liderança governando a cidade deu credibilidade ao PCdoB em Sergipe. “Quando a gente fala em reconhecimento, estamos nos referindo a respeito, a interesse pelo Partido”, fala Tânia.


 


Em termos de militância, o Partido cresceu 150% no Estado. Como exemplo do crescimento, Tânia fala que o PCdoB ampliou a sua representação em sindicatos e nos movimentos sociais. “Hoje temos um grande sindicato, que é o dos bancários. Além desse, temos a Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetase”. Neste cenário, muitos militantes do Partido compõem sindicatos. Este é o reconhecimento, de acordo com Tânia, da coerência da política adotada. “Não deixamos, também, de organizar, participar e defender os movimentos sociais”.


 


Uma grande parte da militância do partido em Aracaju é da juventude. Há 12 anos, eles lutam pela meia passagem nos finais de semana. Na gestão de Edvaldo, os jovens organizaram-se e fizeram uma grande manifestação, com  três mil estudantes na rua. O prefeito recebeu os manifestantes e estendeu a meia passagem para os domingos e feriados.


 


O PCdoB em Sergipe está presente em 48 municípios. Tânia entende que o Partido tem uma grande tarefa nesta eleição, que é reeleger Edvaldo Nogueira e eleger uma grande bancada de vereadores.


 


De Aracaju
Alberto Marques