Sem categoria

Deputados lançam frente em defesa dos músicos brasileiros

O ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, participou na tarde de quarta-feira (16) do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Música, dos Compositores e Músicos Brasileiros a convite dos deputados e organizadores do evento, Edigar Mão Branca (P

Durante a sua participação no evento, o ministro declarou que todas as regiões brasileiras têm sua dimensão musical. “É o nosso cartão de visita, a nossa principal característica. Então nós não poderíamos deixar de ter uma expressão dessa linguagem aqui dentro do Congresso Nacional. Não há mais possibilidade de ignorar a música regional brasileira. A nossa diversidade cultural tem uma enorme importância”, disse.


 


Ainda em seu discurso, Juca Ferreira alegou que o Brasil tem uma lei de direito autoral que precisa melhorar e que a indústria musical está em crise, mas ao mesmo tempo, a música brasileira está com uma capacidade de produção imensa. “Hoje não se pode ignorar a música do Pará, de Pernambuco, Goiás, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, de todo o Brasil. O Congresso é o lugar ideal para discutir essa situação e gerar estratégias que solucionem e possibilitem os artistas brasileiros de terem um espaço da grandeza da sua arte.”


 


O ministro apoiou a iniciativa e afirmou que o MinC acredita que a frente faz avançar a presença da cultura. “Nós apoiamos a proposta de ter uma comissão específica na Câmara para reparar a educação e a cultura. São duas dimensões diferentes, porém igualmente importante”.


 


Também participaram do evento parlamentares, músicos, compositores e artistas em geral. O cantor e compositor Xangai disse durante a sua apresentação que a música brasileira está muito boa, “cada vez melhor a cada ano que passa”.


 


Para instituir uma Frente Parlamentar, é preciso colher no mínimo 198 assinaturas de parlamentares. Ao final do lançamento da Frente em Defesa da Música, já havia 310 apoiadores – dentre os 513 deputados da Câmara Federal.


 


A proposta da frente é resgatar a importância da música e buscar meios de dar a dignidade ao artista brasileiro. Os parlamentares querem discutir questões relacionadas à proibição de showmícios, jabá, direitos autorais, pirataria, registro dos músicos, além de projetos que tramitam na casa em relação ao assunto.