Sem categoria

Paraguai: comício de Lugo em Assunção encerra campanha

A campanha eleitoral no Paraguai terminou nesta quinta-feira (17). No próximo domingo (20), mais de 2,8 milhões de cidadãos vão às urnas para escolher o novo presidente da República. O último comício antes do encerramento da campanha foi de Fernando Lugo,

Na Praça da Democracia, em frente à Câmara dos Deputados, Lugo afirmou que a mudança no Paraguai não tem fronteiras. “A má notícia é que em nosso país, durante tanto tempo os ladrões da pátria, os que seqüestraram a esperança continuam entre nós e a boa notícia é que restam a eles três dias”, disse.



Diversas vezes Lugo afirmou que deseja um Paraguai unido e solidário. Ele ressaltou a presença no comício de bandeiras coloradas, típicas do Partido Colorado, do presidente Nicanor Duarte e da candidata Blanca Ovelar. “Hoje também convidamos os que não participam desta aliança”, disse.



O candidato também justificou a ausência no debate realizado ontem em um canal de televisão paraguaio afirmando que Fernando Lugo quer um país diferente, não vem da polêmica. “Quer a unidade, a paz para o país, e vamos fazer isso, inclusive com os que pensam diferente”.



Compromissos



Em seu discurso, o candidato a vice-presidente, Frederico Franco, reafirmou o compromisso feito com a reforma agrária, mas também disse que os produtores donos de terra e os empresário não precisam se preocupar, pois o governo também será para eles.



O recado para os governos do Brasil e da Argentina, no que diz respeito aos tratados das usinas binacionais de Itaipu (com o Brasil) e de Yaciretá (com a Argentina), foi parecido com o de Blanca Ovelar.



Os dois candidatos enfatizaram que vão buscar trazer “cada centavo” que cabe ao Paraguai das duas usinas para o povo paraguaio.



Blanca e Oviedo



Na quarta-feira (16), a candidata do Partido Colorado realizou um comício no mesmo lugar no centro de Assunção. Na ocasião, Ovelar afirmou que Lugo é um delinqüente e seqüestrador.



Ela disse que se pode imputar a ela os pecados do Partido Colorado, que não há problema, mas que, se os pecados da Igreja Católica fossem colocados sobre Lugo, ele não conseguiria sair do chão. O encerramento de sua campanha foi feito na cidade de Concepción, no interior do país.



De acordo com o vendedor de bandeiras Alfredo Rodríguez, que trabalhou nos dois eventos, as vendas desta quinta-feira foram praticamente o dobro do que ele vendeu na quarta.



Ele se disse ainda indeciso sobre o seu voto, mas se mostrou simpático com as idéias de Fernando Lugo. “Pelo menos é uma tentativa de mudança”, afirmou.



Não há dados seguros sobre quantas pessoas participaram do comício de Lugo. Segundo estimativa da Polícia Nacional, estiveram presentes cerca de 12 mil pessoas, enquanto a organização do evento falava em 130 mil.



Lino Oviedo também encerrou a sua campanha nesta quinta-feira, com uma carreata até o centro da capital. No final do trajeto, ele assinou um documento onde se compromete a honrar o seu governo e o povo paraguaio.



Fonte: Agência Brasil