Presidente paraguaio diz que “fraude” é desculpa de perdedor
O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, afirmou que só “os que perdem” falam de fraude nas eleições de domingo em seu país e se mostrou bastante confiante em uma vitória de seu partido, o Colorado, no poder desde 1947.
Publicado 18/04/2008 12:21
“Por que a oposição há 30, 40 dias, não falava em fraude e garganteava sua vitória e seus porta-vozes falavam à imprensa sobre a queda do Partido Colorado? Por que há 15 dias começaram a falar em fraude?”, questionou o presidente.
Para o atual presidente, a explicação é que “viram que o castelo de cartas começou a cair” e que a aliança da oposição, que postula Fernando Lugo, “se parece com uma bolha de sabão”, disse Duarte Frutos em uma entrevista ao jornal argentino El Clarín.
Os paraguaios elegerão seu presidente no domingo e, segundo as pesquisas, o ex-bispo Fernando Lugo é o favorito, seguido pela candidata da situação, Blanca Ovelar.
“Hoje existe uma paz social, ainda que tencionada. Praticamente duplicamos o orçamento destinado a luta contra a pobreza, a compra de terras, a educação e a saúde. Alcançamos um crescimento econômico histórico de 6,4%”, concluiu o presidente.
Receio de Lugo
A possibilidade de fraude vem sendo colocada em pauta nos últimos dias por partidários da candidatura de Lugo. Nesta quinta-feira ele explicou melhor seu receio. “Aquilo que mais me preocupa são as possíveis fraudes que podem acontecer antes da abertura das votações, e não depois”, disse.
O candidato teme que as eleições sejam manipuladas em regiões rurais. “Para depois, estão aqui os observadores internacionais e os jornalistas estrangeiros, que serão um pouco da garantia do processo eleitoral”, ponderou.
Fonte: Ansa Latina