CTB-RS: pelo fim do fator previdenciário e equiparação do salário dos aposentados

A Direção Estadual da CTB-RS decidiu engrossar a luta pelo fim do fator previdenciário e pela equiparação do aumento dos salários dos aposentados ao aumento do salário mínimo. Os dirigentes repudiaram,

A reunião da Direção Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, ocorrida ontem (17), decidiu por unanimidade que a CTB-RS engrossará a luta para consolidar na Câmara dos Deputados a vitória obtida pelos trabalhadores no Senado, com a aprovação do PL 296/03, do Senador Paulo Paim, que acaba com o fator previdenciário, criada durante o Governo FHC, que aumenta o tempo de contribuição dos assalariados e reduz o valor das aposentadorias. Junto com isso, os sindicatos ligados à CTB, levarão a bandeira da equiparação do aumento dos salários dos aposentados ao aumento do salário mínimo.


 


Os dirigentes da CTB debateram e repudiaram, também, a decisão do Copom de elevar a taxa de juro em 0,5, de 11,25% para 11,75%, o que, para os sindicalistas, contraria as expectativas da maioria da sociedade brasileira, além de representar uma trava, na atual fase da economia do país, que ensaia uma fase de crescimento consistente.


 


A CTB-RS realizará um Ato Estadual, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, no dia 1º de maio, para comemorar o Dia do Trabalhador, que deverá reunir milhares de trabalhadores. “Será um momento de confraternização, atividades culturais e de muita luta, pelo fim do fator previdenciário, pela vinculação do reajuste dos aposentados ao salário mínimo, contra os juros altos e pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários”, informou o presidente da Central, Guiomar Vidor.


 


De Porto Alegre


Sônia Corrêa