Sem categoria

Chapa da CTB vence eleição dos municipários de Canoas (RS)

O Sindicato dos Municipários de Canoas (Simca) acaba de eleger sua direção para o triênio 2008-2011. Com 50,89% votos, a Chapa 1 – Força, Raça e Coragem, ligada à CTB, venceu nesta quinta-feira (17) o pleito para a diretoria da entidade. O grupo superou d

A escolha dos participantes da Chapa 1 foi resultado de intensos debates e seguiu a tendência da CTB de renovação, com ênfase na participação das mulheres – que ocupam 40% das vagas, e em cargos de destaque: presidente, vice-presidente, tesoureira e presidente do conselho fiscal.


 


Para  a presidente eleita, Terezinha Antqueviezc, atendente há 18 anos na escola infantil Carinha de Anjo, a categoria – cuja maioria é formada por mulheres – aguardava essa renovação. Por isso, os municipários compareceram às urnas para referendar a política inclusiva da Chapa 1, que tem em suas bandeiras a luta pela valorização da mulher e contra o assédio moral.


 


Dos 2.500 sindicalizados, 1.400 são mulheres – número que mostra o avanço da participação feminina. “Ao assumirmos o Simca, tínhamos 458 sócios e menos de 10% deste número era de mulheres”, diz Terezina. “Nossa prática de discutir políticas para as mulheres mostrou-se correta e ampliou o trabalho e a inserção do sindicato na categoria.”


 


Laucimar Gonçalves, servente há 15 anos na SMEC e tesoureira eleita, diz que “a Chapa 1 elegeu-se tendo como principais bandeiras a defesa de um Plano de Carreiras que garanta a evolução funcional, valorize a profissão e defenda os direitos dos municipários, condições fundamentais para que possamos prestar nosso trabalho com a qualidade que a população merece”.


 


Na opinião de Laucimar, o sindicato deve também continuar lutando contra as terceirizações e os desvios de função que penalizam o servidor e a população. “Não esquecendo que temos que regulamentar os estágios, como já está apontado por lei federal, para que não sejam preenchidos por estagiários cargos que são exclusivos das atividades-fins de servidores”, afirma.


 


Mobilização


 


A vice-presidenta Hilda Gautier de Lima, auxiliar de enfermagem há 14 anos no município, também defende a realização de concurso público para suprir as vagas deixadas por aposentadorias e demissões. “Metade da cidade que é atendida por Programas de Saúde da Família na verdade está sendo tratada por uma cooperativa”, diz.


 


Segundo Hilda, as relações trabalhistas nessas cooperativas “estão precarizadas – e não se permite a criação de vínculos com a população atendida, o que é nefasto para qualquer programa preventivo e contraria toda a literatura médica nesta área”. Ela  alerta ainda para a necessidade de preenchimento de vagas em outras áreas.


 


A chapa eleita promete lutar pela moralização da estrutura de governo municipal, pela reposição de 22,71% de perdas salariais e intensa participação nas lutas gerais dos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho, contra a precarização do serviço público, contra o estado mínimo e por reformas democráticas que avancem na garantia de direitos e na construção de um mundo melhor.


 


Canoas, uma das cidades gaúchas mais industrializadas e violentas, há mais de 12 anos está nas mãos de administrações do PSDB. Conta com cerca de 250 mil habitantes e integra a grande Porto Alegre.


 


Da Redação, com informações do Portal CTB