Estudantes goianos organizam manifestação na UFG

Nesta última quinta-feira, dia 17 de abril, estudantes goianos fizeram maniestação pedindo transparência das fundações e foram atendidos pelo reitor da Universidade Federal de Goiás.

 


Na Universidade Federal de Goiás, a UNE, a UEE Goiás e os CA's marcaram o 17 de abril, com um vitorioso ato em frente à FUNAPE – Fundação de Amparo a Pesquisa da UFG.


 


Cerca de 200 estudantes se reuniram em solidariedade aos estudantes da UNB e pedindo a regulamentação das fundações de apoio.


 


Os estudantes levaram uma caixa preta, simbolizando a falta de transparência na gerencia das fundações. Invadiram a FUNAPE, onde rasgaram a caixa e de dentro dela tiraram uma carta com a opinião das entidades e com algumas reivindicações.


 


Após o recebimento da carta por um representante da FUNAPE seguiram para a reitoria em ritmo de festa e com muitas palavras de ordem. Na reitoria realizaram uma ocupação simbólica e foram recebidos pelo reitor, entregaram a carta e conversaram.


 


Abaixo as reivindicações dos estudantes goianos.


·  Pela regulamentação das fundações privadas da UFG segundo a portaria do MEC e aprovação dos gastos das fundações no CONSUNI;


·  Acesso e permanência: Não ao bônus, queremos reserva de vagas e assistência estudantil;


·  Autonomia de gerência financeira das IFES frente ao MEC;


·   Mais verbas! 10% do PIB para a Educação! Fim da DRU.


 


 


 


De Goiânia


Tamara Naiz Silva


Vice-Presidente regional da UNE